Como criar um ambiente de estudo agradável em casa?

Estudar de forma independente em casa já é um hábito adotado pela maioria dos concurseiros, afinal, com os diversos materiais e cursos online disponíveis, acaba sendo melhor criar um ambiente de estudo dentro da própria residência.

Por mais que essa prática otimize o tempo de quem está se preparando para um concurso, é fundamental ter atenção à qualidade do local usado para estudo. A preparação de um ambiente adequado pode influenciar muito na produtividade, na absorção do conteúdo e até mesmo na saúde física e psicológica do estudante.

Neste artigo, separamos algumas dicas para você criar um ambiente de estudo agradável a fim de potencializar seu aprendizado e aumentar suas chances de ter um bom desempenho nas provas. Continue a leitura e confira!

Busque um espaço silencioso

Algumas pessoas não têm dificuldades de concentração em locais barulhentos, mas a verdade é que a maioria precisa de silêncio para conseguir focar no que está estudando. Por isso, buscar um espaço mais tranquilo pode ser a primeira iniciativa na hora de criar seu ambiente favorável.

Mesmo que você more com outras pessoas, é possível alcançar isso pedindo a compreensão dos outros durante suas horas de estudo. Como alternativa, você também pode usar fones que eliminem o ruído externo ou ouvir sons que auxiliem a concentração.

Se preocupe com a iluminação

Observar a iluminação do seu ambiente de estudo também é importante para o seu bem-estar e rendimento. Usar dispositivos eletrônicos como o computador ou ler e escrever em espaços com pouca luz pode causar cansaço na vista, dores de cabeça e até problemas mais graves na visão.

Por essa razão, contar com a iluminação natural no local de estudo é o ideal, mas, ao estudar à noite, garanta que o ambiente esteja bem iluminado e que a luz do computador não fique forte demais.

Tenha atenção à ergonomia

Outro ponto que merece sua atenção é a ergonomia, ou seja, a sua forma de interagir com os objetos que estão à sua volta no ambiente de estudo. Estamos falando da sua postura ao sentar ao computador, a posição dos braços ao mexer no mouse e da coluna ao escrever, por exemplo.

A falta de atenção com a ergonomia pode causar problemas como dores na coluna e na lombar, lesão por esforço repetitivo (LER), tendinite, entre outros. São sintomas que impedem a sua produtividade e podem reduzir seu ritmo de estudos, além de gerar problemas mais graves.

Organize seu ambiente de estudo

Um espaço de estudo limpo e organizado também pode potencializar seu aprendizado e sua concentração. Isso porque um ambiente bagunçado pode acabar gerando diversas distrações e incômodos.

Se possível, monte um pequeno escritório, com mesa, cadeira adequada, espaço para seus livros e papéis e para seu computador. Dedique esse local aos seus estudos e, assim, sua mente vai associá-lo mais facilmente ao momento de aprendizado.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar um ambiente de estudos que contribua positivamente para o seu rendimento. Por mais que esse pareça um tema simples, é fato que ele tem uma influência direta nas suas chances de aprovação nas provas de concurso.

Gostou deste post? Então, confira outro artigo que separamos e veja como intensificar seus estudos após a liberação do edital de um concurso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.