Como aprender Física rápido antes de prestar um concurso?

Descobrir como aprender Física rápido é o desejo de grande parte dos estudantes e concurseiros, uma vez que se trata de uma matéria em que as pessoas, em geral, costumam ter dificuldades em razão de sua complexidade.

Outro fator que faz com que os estudantes queiram aprender Física rápido é a necessidade de absorver uma grande quantidade de conteúdo em um curto período para prestar um concurso público que abrange a matéria, como a prova objetiva do CP-CEM, para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil.

Assim, pensando em ajudá-lo nessa tarefa, vamos apresentar para você como aprender Física rápido antes de prestar um concurso. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o tema!

Como as disciplinas de Física são pedidas no concurso CP-CEM da Marinha do Brasil?

Um dos principais concursos públicos que contam com questões de Física em seu edital é o CP-CEM da Marinha do Brasil. A referida disciplina aparece, de maneira obrigatória, na primeira fase do certame durante a prova objetiva de conhecimentos profissionais.

A prova objetiva da primeira fase conta com 20 questões de 12 disciplinas diferentes. No entanto, 8 das disciplinas são de Matemática e 4 são de Física — ou seja, é uma matéria que conta com um grande peso e grande incidência no certame.

É válido ressaltar que a prova objetiva é eliminatória e classificatória e, portanto, para obter sucesso nessa etapa, é fundamental dominar os assuntos e as disciplinas de Física que são exigidos em edital. São eles:

  • Dinâmica das partículas;
  • Estática;
  • Eletricidade e eletromagnetismo;
  • Dinâmica dos sistemas termo-fluidos.

Além disso, o CP-CEM é um certame que, em geral, exige um alto nível de preparação por parte dos candidatos para que seja possível obter a sonhada aprovação, uma vez que se trata de um dos melhores concursos públicos para engenheiros do país.

No entanto, apesar de a prova contar com um grau de dificuldade elevado (ao total, são 2 fases com provas escritas e 6 eventos complementares), a aprovação em um concurso público desse nível é capaz de transformar positivamente a vida tanto do engenheiro quanto de sua família, sendo preciso apenas se preparar da maneira adequada para que esse evento ocorra.

Como aprender Física rápido para concursos?

As pessoas que são formadas em Engenharia já tiveram, durante a faculdade, contato com diferentes disciplinas de Física. No entanto, é fundamental, durante a preparação para um concurso público, relembrar os conteúdos que já foram estudados durante a graduação.

Pensando em ajudá-lo em sua preparação, separamos algumas dicas de como aprender física rápido para concursos de maneira mais efetiva. Veja, a seguir, quais são elas!

Crie o hábito de estudar diariamente

Para que seja possível aprender, de maneira eficaz, Física e, até mesmo, outras disciplinas, é fundamental estabelecer uma rotina de estudos e comprometer-se a cumprir um tempo mínimo de estudo diário.

Apesar de, no início, parecer uma tarefa difícil, com o tempo, essa atitude se torna um hábito e, portanto, passa a ser algo natural. Dessa maneira, ao revisar o conteúdo que foi aprendido durante a graduação, realizando exercícios, por exemplo, a tendência é exercitar o seu raciocínio, que se torna mais afiado com o tempo e, consequentemente, as questões de Física deixam de ser tão desafiadoras quanto eram antes da preparação adequada.

Além disso, contar com um bom vocabulário também é capaz de ajudar na compreensão daquilo que é pedido em um problema de Física, assim, o ideal é anotar todos os termos desconhecidos ao se deparar com eles nos estudos, como durante a resolução de exercícios, e procurar pelo seu significado.

Entenda o movimento

Outro ponto muito relevante é, sem dúvidas, a necessidade de ler, de maneira atenta, os dados dos problemas apresentados nos exercícios da prova, para que seja possível entender cada detalhe que se passa na situação descrita.

Trata-se de um passo importante porque, na prática, a Física está relacionada, de maneira direta, com o movimento, sendo preciso visualizá-lo e identificá-lo para que seja viável resolver a questão.

Faça desenhos quando for necessário

Uma tática adotada por muitos estudantes e que é capaz de ajudar no entendimento das questões de uma prova relacionada à Física é, justamente, desenhar as situações descritas nos enunciados dos exercícios.

Os desenhos costumam ser eficazes porque representam uma maneira de traduzir o exercício para uma linguagem mais simples e que pode ser entendida de forma mais fácil. Para tanto, é possível, por exemplo, montar esquemas que contam com vetores, diagramas e relações entre grandezas e trajetórias.

É válido ressaltar que não é necessário ser um bom desenhista para colocar essa dica em prática, afinal, é preciso apenas que você entenda os seus próprios esquemas a fim de tornar as informações de um problema mais evidentes e de fácil acesso para que seja mais simples resolver o exercício.

Realize muitos exercícios

O grande segredo de como aprender Física rápido é, sem dúvidas, realizar muitos exercícios sobre a disciplina, em vez de se prender a questões teóricas, sendo preciso criar o hábito de resolver questões que cobram a matéria da mesma maneira que ela é solicitada no certame.

Esse se torna um grande diferencial na preparação justamente porque a resolução de exercícios apresenta a disciplina da maneira como ela é cobrada na prática e, consequentemente, já acostuma o concurseiro com a forma como a banca solicita a matéria, evitando confusões no momento da prova.

Nesse sentido, a plataforma de estudos do Engemarinha, que conta com um grande banco de questões e permite, ainda, a resolução de simulados e provas antigas, é capaz de facilitar e acelerar o processo tanto de aprendizado quanto de revisão dos conteúdos.

Dessa maneira, o candidato resolve muito mais questões que seus concorrentes e sai na frente em sua preparação.

Agora que você já sabe como aprender Física rápido e conhece até mesmo a maneira como a disciplina é cobrada no CP-CEM da Marinha, fique atento às dicas que apresentamos e foque, especialmente, a resolução de questões durante a sua preparação para que seja possível obter a sua sonhada aprovação!

Se você é engenheiro ou está formando em Engenharia e quer aprender Física para ser aprovado no concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, poderá estudar por meio de nosso canal do YouTube, no qual publicamos resoluções de questões toda semana.

CLIQUE AQUI para acessar nossa playlist com essas videoaulas e também se inscrever em nosso canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.