Como criar uma rotina de estudos ideal para concursos?

A preparação para concursos públicos, como os da Marinha do Brasil, exige uma rotina de estudos intensa, além de muito comprometimento daqueles que buscam ser aprovados. A boa notícia é que existem soluções cada vez mais modernas para te ajudar na busca por estabilidade profissional e financeira.

Neste post, vamos mostrar a importância de manter uma rotina de estudos organizada e como o seu smartphone pode deixar de ser uma distração para se tornar um grande aliado. Boa leitura!

Qual é a importância de uma rotina de estudos?

Ver o seu nome na lista de aprovados não é nada fácil, mas uma coisa é certa: não há aprendizado e bom desempenho se não houver a dedicação necessária antes da prova. Portanto, o primeiro passo para ser aprovado em um concurso público, sem dúvidas, é organizar a rotina de estudos.

Essa dedicação não significa estudar o tempo inteiro! Pelo contrário, é possível continuar fazendo tudo o que você sempre fez, desde que aproveitando bem o tempo em frente aos livros. 

Afinal, de nada adianta forçar a concentração e o aprendizado se a cabeça está em outro lugar, né? Nesse caso, são duas baixas: você não aprende e acaba por não aproveita a vida também.

Nesse sentido, organize o seu próprio cronograma e deixe a rotina de estudos adaptada ao seu estilo de vida. Se gosta de ir à academia de manhã ou ver algo na Netflix à noite, por exemplo, faça um cronograma que permita manter essas atividades na sua programação.

Aliás, fique atento não só às atividades que você gosta de fazer, mas especialmente ao momento do dia em que costuma fazê-las. Em geral, o seu rendimento nos estudos costuma ser melhor depois de atividades que lhe fazem bem. Isso ajuda a arejar a cabeça e te tranquiliza para a próxima maratona de concentração.

Aquelas dicas básicas para uma preparação intensa seguem valendo:

  • Escolha um ambiente adequado para estudar;
  • Faça um cronograma de todas as matérias que precisa estudar;
  • Faça pausas intercaladas;
  • Elimine tudo o que lhe causa distração.

Como tornar o celular um aliado dos estudos?

A partir do momento em que você organiza a sua própria rotina de estudos, fica mais fácil inserir métodos de aprendizado que vão além daquilo que você já se acostumou. O celular é um grande exemplo: assim como causa distração, também oferece infinitas possibilidades de auxílio aos estudos. A proporção é a mesma!

Se utilizado da maneira correta, o smartphone se tornar um dos maiores aliados na preparação para uma prova de concurso público — especialmente se você tem uma rotina corrida e precisa aproveitar todas as brechas para estudar.

Isso acontece porque o celular é prático e fácil de manusear: ele ajuda você a estudar de qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Está no ônibus? Ouça um podcast. Está na fila do banco? Resolva algumas questões. Está aguardando na sala de espera do médico? Dê uma lida naquele resumo ou mapa mental para gravar um pouco mais a matéria.

Se mesmo assim você prefere não arriscar, porque entende que a tentação de abrir as redes sociais é grande, saiba que aplicativos e sites não servem só para oferecer videoaulas gratuitas ou resolução de questões. Eles também estão ao seu lado para impedir que a distração seja mais forte. É justamente isso que vamos te mostrar a seguir!

Como os aplicativos podem ajudar?

Há uma infinidade de aplicativos e sites que podem te ajudar a se preparar para as provas que aproximam. O primeiro passo é fazer com que eles agreguem conteúdo para a sua rotina. A seguir, veja algumas situações de como eles podem ajudar. Você se identifica com qual?

“Quero melhorar o seu rendimento nos estudos”

Alguns aplicativos oferecem conteúdos em formato de videoaulas, e-books, mapas mentais e podcasts para ajudar a agregar novos métodos para estudar e aprender. O lado ruim é que nem todos costumam ser gratuitos — é interessante avaliar de acordo com a rotina que você mantém durante o dia.

“Preciso praticar o que acabei de estudar”

Para fortalecer a teoria que estudou, o mais indicado é resolver questões de concursos anteriores e se acostumar com a forma de pensar da banca. Os aplicativos são ótimos para isso, pois ajudam a treinar a memorização de qualquer lugar onde você esteja.

A maioria dos aplicativos possui um banco de dados com várias questões de concursos, e você pode filtrá-las de acordo com a banca e com o tema de interesse, por exemplo. Além disso, a maioria das questões é comentada, o que ajuda a entender as alternativas erradas.

Na plataforma do Engemarinha, por exemplo, você encontra diversas questões resolvidas e comentadas.

“Preciso de ajuda para organizar a rotina de estudos”

Sabe que precisa organizar a rotina de estudos, mas não consegue fazer isso sozinho? A tecnologia também pode ser aliada nesse quesito. Aplicativos como o Aprovado e o Gabaritar podem ajudar muito nessa tarefa.

Não é só isso! Ao fim de um período, eles também podem gerar relatórios sobre o seu desempenho, indicando as matérias em que você está mais dedicado e aquelas que precisam de mais empenho.

“Quero ficar por dentro de concursos que estão abrindo inscrições”

Se você é um concurseiro, não pode se dar ao luxo de perder a inscrição de um concurso da sua área ou de não saber o andamento de editais importantes.

Para não perder tempo navegando pela internet e alimentando as chances de distração, saiba que há aplicativos que fazem esse trabalho para você: eles enviam, por exemplo, alertas sobre novos concursos que se aproximam e a abertura de editais.

Nesses aplicativos, você também encontra informações úteis dos concursos em destaque, como remuneração, prazo para inscrição e quantidade de vagas. Dessa forma, não é preciso ler por inteiro editais de concursos que não são relevantes para você.

O Alerta Concursos e o Concursos abertos são duas boas opções que, para melhorar ainda mais, são gratuitas!

“Preciso evitar a distração das redes sociais”

A tecnologia também pode te ajudar a manter o foco nos estudos, sem ficar acessando as redes sociais o tempo todo. Alguns aplicativos, como o OFFTIME, têm a função de bloquear o acesso às redes enquanto você estuda.

Você mesmo pode escolher quais aplicativos deseja bloquear e por quanto tempo. É uma solução prática para um grande problema!

Como vimos, a tecnologia pode ser uma aliada importante na rotina de estudos. Afinal, sempre é interessante agregar novos métodos de aprendizagem para garantir a tão sonhada aprovação em um concurso público.

Gostou do artigo? Então, conheça o nosso canal do Youtube e veja vídeos interessantes sobre as matérias mais cobradas no concurso da Marinha!

Se você é engenheiro, temos conteúdos específicos para você em nosso outro canal. Não deixe de acessá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *