Aprenda agora como montar um ciclo de estudos para concurso público

Saber como montar um ciclo de estudos é muito importante para que a preparação para um concurso público seja produtiva, pois a técnica abrange as disciplinas por etapas e, dessa maneira, o candidato consegue estudar todas as matérias previstas no edital, sem deixar nenhuma para trás.

O método tem apresentado excelentes resultados entre muitos aprovados, uma vez que os concursos, em geral, contam com várias disciplinas no edital e um conteúdo programático bem extenso. Com o ciclo de estudos, é possível estudar várias matérias por dia.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e aprender a montar um ciclo de estudos, acompanhe o post que vamos apresentar diversas dicas para que consiga aplicar a técnica. Confira!

Determine o tamanho do ciclo

O primeiro passo para montar um ciclo de estudos deve ser determinar o seu tamanho, isto é, quantas horas ele deve ter. Assim, um candidato que deseja estudar por 30 horas semanais para um edital que conta com seis matérias deve dividir essas matérias dentro do seu período de tempo disponível.

Contudo, como a própria palavra “ciclo” já insinua, o método consiste em sempre reiniciá-lo. Dessa forma, ao finalizar o estudo de todos os blocos do ciclo, o candidato deve voltar para o estudo do primeiro bloco, iniciando um novo ciclo de estudo.

Assim, ao terminar um ciclo é preciso voltar ao início e repeti-lo, até que o conteúdo seja, de fato, assimilado. Quando o candidato determinar que chegou o momento de mudar de ciclo, ele deve remanejar as horas de uma disciplina para a outra ou incluir novas matérias. Na prática, a mudança de ciclo deve ocorrer poucas vezes dentro do período de um ano.

Organize as matérias em ordem de dificuldade

Depois de determinar a quantidade de horas do ciclo, o próximo passo deve ser organizar as disciplinas em ordem de dificuldade. Para tanto, o candidato deve analisar todas as matérias do edital e identificar o seu nível de facilidade ou dificuldade em cada uma delas. Nesse momento, outro fator que precisa levado em consideração é o peso de cada uma das disciplinas no concurso.

Assim, no modelo de ciclo de estudos, o candidato deve separar um número maior de horas para estudar as matérias em que tem mais dificuldade, assim como os conteúdos que têm mais peso na prova.

Intercale conteúdos teóricos e práticos

Outra dica relevante é intercalar durante os estudos disciplinas de gêneros diferentes, como conteúdos teóricos e práticos, para que o dia não fique muito cansativo e maçante para o concurseiro.

Defina o tempo dos blocos

Como vimos, o candidato deve organizar as matérias em uma ordem lógica, além de identificar aquelas em que ele tem mais dificuldade e as de maior peso. Esse passo é fundamental porque é preciso separar mais blocos de estudos para essas disciplinas específicas do que para as demais. De acordo com o idealizador da técnica, o ideal é que, em geral, os tempos dos blocos não sejam inferiores à 1 hora nem superiores à 2h30.

No entanto, a ideia é flexível, podendo haver exceções, como quando o candidato está muito avançado nos estudos, já viu todas as matérias, e deseja apenas revisar e repassar cada um dos conteúdos rapidamente — nesse caso, é possível realizar blocos com menos de 1 hora.

Outra situação que justifica a diminuição do tempo do bloco é quando o aluno considera que, para ele, determinada matéria é tão fácil que ele consegue revisá-la com facilidade um um tempo inferior, por exemplo em 40 ou 50 minutos.

Dessa maneira, é importante reforçar que o ciclo de estudos é pessoal e deve levar em consideração as particularidades de cada candidatado (como as suas facilidades e dificuldades). É justamente por essa razão que é relevante que cada pessoa tenha o seu próprio ciclo individual e personalizado — usar o ciclo de outro indivíduo, por exemplo, pode prejudicar a eficiência do método.

Distribua os blocos de matéria no ciclo

Se você seguiu as nossas dicas anteriores, neste momento já deve ter a quantidade total de horas do ciclo, as matérias que exigem mais atenção e o número de blocos com a respectiva carga horária. Agora, é preciso determinar como esses blocos serão distribuídos.

Em um ciclo de estudos, não existem dias definidos para cada matéria: há apenas a quantidade de horas que o candidato deve dedicar a cada conteúdo e a ordem em que as disciplinas devem ser estudadas.

Assim, para distribuir as matérias dentro do ciclo, é importante ter alguns cuidados, como não reunir grandes blocos de estudo de uma mesma disciplina (pois é preciso considerar o limite de 2h30, uma vez que a tendência é perder atenção e deixar de absorver conhecimento após esse tempo). Também é necessário alternar matérias teóricas com disciplinas práticas, como as de raciocínio lógico ou cálculo, sempre reiniciando o mesmo ciclo após completá-lo.

Revise o ciclo periodicamente

Por fim, antes de começar um novo ciclo, é relevante revisar a sua estrutura e fazer os ajustes finais, se forem necessários. Para tanto, observe todas as dicas que mostramos nos tópicos anteriores, e veja se itens como tamanho do ciclo, tempo dos blocos e distribuição de conteúdos estão em conformidade com o que apresentamos.

É válido ressaltar que o concurseiro deve sempre lembrar que o ciclo de estudos é uma alternativa ao método tradicional, que prevê maior aproveitamento do tempo dedicado ao estudo.

Aqueles que querem otimizar seus horários de estudo e economizar ainda mais tempo devem realizar um curso voltado para concurso público que conte com um ciclo de estudos. O Engemarinha oferece cursos preparatórios com essa metodologia e tem excelentes opções para quem se interessa pela carreira militar e deseja ingressar na Marinha do Brasil.

Para saber mais sobre os temas abordados nos concursos da Marinha, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.