Como vencer a procrastinação nos estudos

Se você está estudando para um concurso público, provavelmente se cobra constantemente sobre a produtividade. Mas, com tantas distrações, muitas vezes, a procrastinação acaba tomando conta da rotina, não é mesmo? Para ajudar você a melhorar seus resultados, queremos mostrar como vencer a procrastinação nos estudos é possível.

Vamos compartilhar algumas técnicas simples que você pode incorporar ao seu dia a dia. Elas vão ajudar a programar seu cérebro para focar o aprendizado dos conteúdos das provas e evitar que toda a matéria se acumule para a última hora.

Quer entender tudo sobre esse tema? Então, continue a leitura e confira!

Entenda o que é a procrastinação

“Posso fazer isso depois”, “não estou me sentindo produtivo hoje” e “tenho certeza de que dá tempo de resolver isso depois” são algumas frases ou pensamentos comuns aos procrastinadores. Essa ação significa adiar algo que deveria ser feito imediatamente.

A verdade é que esse sentimento de que as coisas podem ser proteladas atinge a grande maioria dos estudantes. Mas nem sempre é algo pensado e planejado. Muitas vezes, o cérebro cria bloqueios para a matéria que precisa ser estudada e oferece o adiamento como a melhor alternativa.

A ansiedade com as provas, a irritação de não conseguir entender um conteúdo ou as várias distrações do dia a dia acabam motivando a procrastinação. Com isso, a sua produtividade cai e a matéria acaba se acumulando cada vez mais, precisando ser estudada às pressas antes do concurso.

Veja como vencer a procrastinação nos estudos

É claro que você precisa saber como vencer a procrastinação se quiser aumentar suas chances de uma aprovação. Por isso, primeiro, faça uma autoanálise e entenda quais são os fatores que têm levado você a adiar seus estudos. Depois, siga as dicas que vamos compartilhar a seguir!

Faça um plano de estudos

O planejamento é o grande aliado do concurseiro e serve como um guia para a produtividade. Para começar seu plano de estudos, inicie separando o conteúdo que precisa ser assimilado. Para otimizar seu tempo nessa etapa e evitar que você gaste muita energia buscando todos os materiais na internet, você pode adquirir um curso completo.

Cursos online oferecem todo o conteúdo recomendado pelos editais, pelo suporte de professores e pelos materiais diversificados, como videoaulas, simulados e apostilas.

Com o material em mãos, você deve criar seu cronograma, que envolve observar quantos dias você terá de estudo até a prova e separar o material nesse período. Assim, você terá, de forma clara, um direcionamento do que estudar a cada dia.

Seu plano de estudos também precisa ter metas específicas que você possa acompanhar, vendo seu avanço. Estipule datas para fazer simulados e revisões, assim como uma quantidade de conteúdo específica a ser estudada semanalmente.

Use a técnica pomodoro

Usar técnicas de produtividade, como a pomodoro, é uma das alternativas de como vencer a procrastinação nos estudos. Essa metodologia se baseia em dividir as atividades em períodos de 25 minutos de total foco, intercalando com períodos de 5 minutos de descanso.

A técnica pomodoro é um incentivo à concentração, já que, nos 25 minutos, você deve dar o melhor de si para estudar aquele conteúdo. Logo depois, você tem uma “recompensa”, um momento em que pode fazer um lanche, dar uma volta ou responder mensagens.

Para tornar essa prática a mais eficaz possível, opte por usar um despertador de cozinha ou tradicional em vez do seu próprio celular. Dessa forma você não se distrai com possíveis notificações no aparelho.

Elimine distrações

Muitos estudantes falam que não sabem como vencer a procrastinação nos estudos porque existem muitas coisas para tirar a atenção. Pode ser um local de estudos barulhento, pessoas que dividem a casa e não respeitam o momento, notificações no celular, vontade de navegar na internet e, até mesmo, preocupações com o trabalho ou a família.

A dica que podemos dar em relação a isso que é você elimine todas as distrações possíveis antes de começar a estudar. Separe um espaço na casa que seja confortável e dedicado aos seus estudos. Deixe esse local limpo e sem muitos itens. Peça a compreensão de quem mora com você.

Como os aparelhos eletrônicos são grandes ladrões do foco, experimente desligá-los na hora de estudar, ou pelo menos silenciar as notificações e tirá-los de vista. Para vencer o barulho, tente usar um bom fone de ouvido antirruído e tocar músicas instrumentais que ajudem na sua concentração.

Tenha seus objetivos em mente

Mais uma forma de driblar a procrastinação é tendo seus objetivos sempre em foco. O adiamento das tarefas, muitas vezes, é causado por falta de motivação. No entanto, ao conseguir ter um propósito claro em mente é mais fácil driblar o desânimo e encontrar forças para continuar estudando.

Assim, crie suas próprias estratégias de automotivação. Anote seus planos para o futuro e deixe-os à vista, sempre revisitando seus sonhos. Também é interessante contar com a ajuda de pessoas que já passaram pela mesma fase e possam dar um novo ânimo, além de pessoas da própria família que o incentivem.

Aproveite seu tempo de descanso

Você sabia que, entre as estratégias de como vencer a procrastinação nos estudos, o descanso não pode ser negligenciado? Muitos alunos abrem mão desses momentos e, assim, acabam ficando com a mente cansada para prosseguir com o aprendizado.

O sono é o momento de renovar energias e permitir que o cérebro consiga fixar o aprendizado do dia. Por isso, busque manter uma rotina com boas horas de sono. Além disso, evite encher a mente com muitas outras informações em seu momento de descanso. Em vez do feed das redes sociais, opte por ouvir músicas, fazer exercícios e meditar.

Agora, você sabe como vencer a procrastinação nos estudos é possível! O segredo é reprogramar sua mente para ver o máximo de sentido no momento do aprendizado e conseguir garantir um ambiente propício para isso. Boa sorte nesse desafio!

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — InstagramYouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *