Como conciliar vida social e estudo?

Conseguir conciliar vida social e estudo costuma ser um grande desafio e, quase sempre, um lado acaba se sobressaindo e prejudicando o outro. Mas já pensou como o equilíbrio pode ajudar você a ter melhores resultados em seus estudos e aumentar sua qualidade de vida?

Passar o dia dentro do quarto estudando para um concurso até pode parecer o ideal para quem busca a aprovação. No entanto, esse tipo de atitude pode trazer prejuízos para você e se tornar algo negativo na sua performance.

Confira neste artigo as melhores estratégias para conciliar estudo e vida social, equilibrando esses dois aspectos do cotidiano de forma saudável. Continue a leitura e entenda.

Planeje seu cronograma de estudos

Se organizar é a melhor maneira de alcançar o equilíbrio para não perder o convívio social e nem negligenciar os estudos.

Crie um cronograma, considerando as horas do dia e semana que estão disponíveis (fora do trabalho, por exemplo), a data do seu concurso e a quantidade de material a ser estudado até o seu prazo final.

A partir daí, estabeleça metas de conteúdo a ser estudado por período e busque ao máximo otimizar esse tempo. Na hora dos estudos, você pode manter o celular desligado ou em modo avião e procurar um espaço tranquilo para focar 100% no aprendizado.

Separe tempo para lazer e descanso

Ter tempo para descansar a mente e fazer atividades de lazer é fundamental na rotina de estudos. Ignorar esses aspectos da vida e deixar de lado o descanso pode ter o efeito contrário ao desejado. Seu cérebro fica cansado e pára de assimilar os conteúdos estudados.

Por isso, coloque na sua agenda momentos de folga e garanta tempo adequado para dormir durante a noite. O sono repõe as energias e possibilita que as informações que você aprendeu sejam fixadas na memória.

Fazer uma atividade com a família ou sair com os amigos devem ser parte da sua rotina semanal. Essas horas ajudam a relaxar e manter a saúde psicológica.

Busque alternativas flexíveis de cursos

Os cursos em plataformas online são excelentes meios para conciliar vida social e estudo. Muitas vezes, cursos presenciais exigem perda de tempo em deslocamento e impossibilitam um convívio mais saudável com a família.

Estudar online para concursos traz a flexibilidade necessária para quem precisa administrar a vida pessoal, o trabalho e os estudos, sem ser prejudicado em nenhum desses aspectos.

Plataformas de estudos permitem que você escolha os melhores horários para aprender, tenha o conteúdo sempre à mão e ainda controle seus momentos de descanso e lazer. Esses fatores podem melhorar sua qualidade de vida e favorecer seu aprendizado.

Aprender a conciliar vida social e estudos pode garantir a tão sonhada aprovação. Esse equilíbrio e organização tem sido a estratégia de muitos concurseiros que alcançam bons resultados. Por isso, aproveite nossas dicas e traga essas mudanças para sua rotina.

Agora que você já sabe como administrar estudos e vida social, é hora de saber mais sobre os temas abordados nos concursos da Marinha do Brasil e como você pode seguir carreira nessa que é uma das instituições mais respeitadas do país.

Para isso, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.