Confira a importância da tecnologia no mercado de trabalho

A quarta revolução industrial entrou no Brasil na década de 80 como um vendaval, trazendo profundas transformações na área de tecnologia no mercado de trabalho. O primeiro a experimentar a mudança foi o setor bancário, com a implantação dos caixas eletrônicos, o internet banking, os aplicativos, as movimentações online e assim por diante.

Tem sido uma era de muita inovação, em vista do surgimento da inteligência artificial, a nanotecnologia, a impressão 3D, a biotecnologia, entre outras. Novas habilidades estão sendo desenvolvidas pelo ser humano para atender ao novo mercado de trabalho. Conheça essas mudanças e entenda de que maneira elas estão influenciando as profissões.

De que maneira a tecnologia está presente em inúmeros processos?

A tecnologia está trazendo muitas inovações e causando impactos significativos em todos os setores da economia mundial. Por exemplo, na área de serviços, algumas profissões estão sendo substituídas por softwares.

Nos Estados Unidos, a Universidade de Oxford estudou 700 profissões e constatou que metade delas serão extintas. No Brasil, isso deve afetar principalmente as funções realizadas dentro de escritórios, como contadores, secretárias, telefonistas, entre outros.

Quais são as tendências da tecnologia no mercado de trabalho?

A integração comercial entre países e suas práticas em economias desenvolvidas são parâmetros para que mercados emergentes e outras áreas econômicas estejam atentas para a transformação das profissões.

Uma pesquisa realizada pelo órgão norte-americano U.S. Bureau of Labor Statistics apontou as profissões que estarão em desenvolvimento até 2022. A área de saúde será a maior contemplada, por conta do crescimento da expectativa de vida da população mundial.

O setor de tecnologia também é cotado com altas taxas de emprego, em função do desenvolvimento de facilidades para o dia a dia, o que inclui desde televisores até a internet das coisas. Para isso, o mercado exigirá profissionais analíticos e com capacidade lógica para traduzir dados em informações relevantes para tomadas de decisões.

Afinal, a inovação entende que precisa haver a humanização da tecnologia. Não haverá nenhum software com inteligência artificial que não exija um ser humano para fazer a gestão do processo e seu desenvolvimento.

Como as organizações buscam profissionais?

Visto que nenhuma máquina substitui totalmente as qualidades humanas, é justamente nelas que você deve focar e se desenvolver para não ficar desempregado, e vale a pena usar a tecnologia a seu favor para se tornar mais qualificado. Confira algumas dessas características a seguir.

Criatividade

A criatividade humana é única e nada é capaz de reproduzi-la. Por isso, mantenha sua mente a pleno vapor praticando atividades que estimulem a criatividade. Desenvolva a habilidade de propor novos caminhos para agir e resolver problemas. Se você for criativo, os robôs não vão tomar seu lugar.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro é algo que a tecnologia também não faz. Os profissionais precisam conviver com outras pessoas e trocar experiências, mesmo existindo aulas à distância e a internet sendo fonte de conhecimento. A tecnologia não oferece acompanhamento individualizado e atenção.

Supervisão

O processo de supervisão dentro de uma empresa ou setor não pode ser feito por máquinas. Somente um ser humano é capaz de avaliar processos e ações. Quando há falhas em serviços automatizados e feitos por máquinas, a atuação de uma pessoa será fundamental para resolver o problema.

Habilidades específicas

Os profissionais geralmente se especializam em algumas áreas em particular. Isso as máquinas não podem fazer. Assim, anos de estudo e de experiência não são substituídos com facilidade. Por isso, invista em cursos presenciais ou online para desenvolver suas habilidades, tanto comportamentais quanto profissionais.

Quais são as opções de concursos na área tecnológica?

A tecnologia da informação dá suporte às áreas negociais, ou seja, ela automatiza os processos e garante o negócio. Visto que diversos órgãos públicos precisam desses serviços, há concursos públicos na área de tecnologia nos seguintes órgãos:

  • BACEN;
  • Controladoria Geral da União;
  • Tribunais Federais;
  • Tribunais Regionais;
  • Marinha, Exército e Aeronáutica;
  • Câmara dos Deputados;
  • Senado; e
  • vários outros.

Resumindo, a tecnologia no mercado de trabalho tem se desenvolvido consideravelmente, fazendo com que o ser humano siga a mesma evolução ao criar novas competências e soluções para garantir o seu emprego. Isso será um grande diferencial, permitindo, inclusive, enxergar novas possibilidades.

Achou o tema interessante? Compartilhe este post em suas redes sociais e aproveite para debater sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.