Qual a importância do controle de estudo para alcançar a aprovação

Inúmeras dificuldades podem surgir quando o concurseiro não acompanha a sua rotina de estudos. A falta de foco e desmotivação são algumas das consequências que se naturalizam na jornada de muita gente.

Um bom controle de estudo, planejado com antecedência, é o melhor jeito de melhorar os seus resultados.

Mas como fazer esse controle? Quais informações sobre os estudos devo priorizar? Por onde começar?

Pensando nessas questões, reunimos o que você precisa saber para tirar suas dúvidas sobre controle de estudo e se preparar da maneira certa para os melhores concursos do Brasil. Confira!

Qual é a importância do controle de estudo?

Se “controlar” também significa a ação de registrar, na maioria das vezes para alcançar um objetivo, o controle de estudos para concurso é o registro dos assuntos já vistos na rotina de estudos, do tempo diário definido para cada disciplina, da distribuição dos horários e dos problemas pelo estudante — tudo isso visando a aprovação no concurso.

Milhares de ferramentas podem ser usadas para fazer esse controle: planilhas do Excel, aplicativos para celular, calendários manuais, postites, cadernos etc.

O que importa é fazer o registro, pois é isso que lhe dá um panorama da sua rotina e deixa mais evidentes erros e evoluções.

Por exemplo, por que está tão difícil cumprir o meu cronograma diário? Raramente consigo estudar tudo que planejo e sempre retardo os assuntos para os próximos dias. No final das contas, nunca volto para os itens acumulados.

Isso soa familiar? A resposta pode estar em 2 problemas comuns: falta de tempo e procrastinação.

Conciliar a preparação com outros compromissos exige um esforço a mais para aproveitar o tempo. Por isso, ao fazer um controle de estudos, você se torna um jogador que move as peças do tabuleiro.

Como se estivesse em um jogo se xadrez, você sabe onde mexer, quando precisa fazer mais exercícios do que ler conteúdos, em quais áreas sente mais dificuldade, entre outras mudanças.

Tudo isso para fazer um bom uso do seu tempo e dar o xeque-mate da aprovação.

Quais são as estratégias para organizar os estudos?

Vimos até aqui que o controle é o acompanhamento da sua rotina, o registro dos seus horários, da quantidade de materiais consultados em cada dia e dos tempos de intervalo.

Dependendo do seu planejamento de estudos, há inúmeras maneiras de fazer o registro dessas ações.

A seguir, separamos as estratégias que não podem ficar de fora da sua rotina de acordo com os principais pontos do controle de estudos. Eles podem servir de base para a organização da sua planilha. Confira!

Conteúdos

Registre os conteúdos que você estudou no dia e o suporte utilizado, como e-books, livros, videoaulas, apostilas, textos em PDF etc. Definir as fontes é muito importante para caso seja necessário recorrer a elas novamente. Nos estudos para concursos, você pode fazer esse registro de acordo com os conteúdos exigidos em edital.

Tempo

Tenha o registro dos horários de início e fim ao estudar cada disciplina. É importante que eles sejam os mais próximos do real para garantir um controle fidedigno do seu estudo. Também registre os tempos de intervalo.

Rendimento

Registre o número de páginas lidas, videoaulas assistidas e questões resolvidas. Esse quantitativo é importante para perceber ondulações no seu rendimento, ou seja, se você está aumento, diminuindo ou mantendo o ritmo de estudos.

Questões

A resolução de questões deve ter lugar marcado na sua rotina, principalmente quando as datas de prova estiverem se aproximando. Registre quantas questões inéditas foram acertadas, erradas ou deixadas em branco. A médio e longo prazo, você terá uma visão geral sobre o seu desenvolvimento em cada disciplina.

Evoluções

Registre as impressões que você tem em relação ao desenvolvimento dos seus estudos. Por que você melhorou na redação? As questões de exatas têm ficado mais fáceis? Você está cumprindo as metas definidas para a semana? Escreva coisas motivadores para passar por momento de preocupação.

Desafios

Além das evoluções, registre os desafios pessoais que você ainda tem pela frente nos estudos. Faça um check-list de metas para as próximas semanas e o preencha conforme cada desafio for superado.

Por que investir no curso online?

Quem já fez preparatórios para concursos sabe que os direcionamentos do curso conduzem o ritmo de estudos.

Em cursos tradicionais, realizados em locais físicos, com normas e horários rígidos, isso acaba sendo mais evidente. Nesse caso, o aluno precisa se submeter ao ritmo de toda a turma, adaptar os estudos aos horários do curso e consumir um tempo às vezes enorme no transporte.

A melhor alternativa diante dessa realidade é investir em um curso online. Na modalidade de Ensino a Distância (EaD), você tem a flexibilidade para estudar de acordo com o seu estilo de vida, quando puder e onde precisar, basta ter acesso à internet.

O curso online vem sendo a solução que milhares de estudantes brasileiros encontram para conciliar suas rotinas com os estudos, sem deixar de lado a qualidade da preparação (o que é o mais importante).

Com o preparatório online, você não precisa gastar dinheiro com transporte e ainda economiza com mensalidades. Cursos online não precisam de toda a estrutura exigida em cursos físicos, como cadeiras, ar-condicionados, quadros, serviço de limpeza e atendentes. Isso se reflete no investimento realizado para conseguir a aprovação.

Você já conhece a Engemarinha? 

A nossa plataforma oferece todo o treinamento e suporte que o concurseiro precisa para ser aprovado nas provas da Marinha do Brasil. 

Os nossos cursos 100% on-line se dividem em três áreas: Engenharia, Oficiais Temporários e Arquitetura.

O controle de estudos é o atributo de um bom candidato na corrida por uma vaga em concursos concorridos como os das Forças Armadas. Utilize planilhas e as demais estratégias para registrar a sua rotina e conseguir bons resultados. Também não se esqueça de contar com a ajudar de um preparatório online de excelência nessa jornada.

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — InstagramYouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.