Após a aprovação da reforma da previdência militar, a carreira da Marinha do Brasil, que já era muito atrativa, ficou ainda mais visada pelos concurseiros do país. Diante disso, neste artigo, você aprenderá 10 dicas para passar nos concursos da Marinha do Brasil e ganhar vantagem com relação à concorrência.
O que poucos sabem é que esses concurso vão além das provas escritas e são compostos por diversas fases.
Continue a leitura e entenda mais a respeito do concurso da Marinha para se preparar corretamente e, assim, ser aprovado logo. Vamos lá!
Saiba a importância de conhecer como funciona o concurso da Marinha do Brasil
Antes de começar a estudar para as provas, é necessário conhecer o funcionamento do concurso. Primeiramente, a Diretoria de Ensino da Marinha é responsável pela execução dos processos seletivos.
Assim, para o candidato ingressar, ele terá que ser aprovado no concurso público do órgão, que oferece duas maneiras de incorporação: uma seguindo a carreira militar — com o certame nacional —, e outra pelo serviço temporário nas Forças Armadas por, no máximo, oito anos. Nesse último caso, há um concurso regional realizado nos nove distritos navais.
Para quem for seguir a carreira militar, é exigido nível superior; para os praças, ensino médio. Uma vez ingressado, o soldo na Marinha chega a ultrapassar os R$ 13 mil, conforme o cargo de nível superior e a patente. Contudo, quem está começando e tem ensino médio recebe um salário mínimo.
Agora, a prova para o concurso da Marinha não se resume somente à parte escrita com as matérias específicas de cada profissão. Existem outras avaliações que são realizadas, como:
- análise de dados biográficos;
- inspeção de saúde;
- teste de aptidão física;
- prova de títulos;
- avaliação psicológica;
- análise de documentos;
- procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração;
- período de adaptação.
Confira 10 dicas para passar no concurso da Marinha
1. Conheça a profissão para a qual você está se candidatando
Pesquise a rotina dos oficiais dentro dos distritos navais, quais as funções deles dentro da sua área de atuação e procure conhecer cada detalhe.
2. Tire dúvidas com a Diretoria de Ensino da Marinha
Esse setor é o mais indicado para dar as orientações necessárias em relação ao concurso, como outras etapas das provas.
3. Estude pela bibliografia
O edital mostra toda a bibliografia que será pedida no certame. Por isso, estude cada uma delas e invista nos livros, se possível.
4. Dê a devida atenção à redação
Não deixe para estudar redação perto do concurso, pois sua aprendizagem demandará uma prática constante. Outra dica é fazer leituras diárias para ter argumentos no desenvolvimento do texto.
5. Faça um curso preparatório específico para a Marinha
Não busque um cursinho generalista qualquer, mas sim aqueles que sejam direcionados para a Marinha, pois esses conhecem bem como trabalha a banca e conseguem orientar melhor para que você foque nos tipos de questões mais cobrados.
6. Faça provas anteriores
Treine com as questões de todas provas anteriores. Dessa forma, você conhecerá quais são os temas mais solicitados e os estilos de perguntas. Isso ajudará também você a se familiarizar com a banca.
7. Realize exames médicos
Como dito, as provas não terminam no teste escrito, logo, se você quer passar no concurso, realize exames médicos periódicos e, se algo não estiver de acordo com o exigido, comece os tratamentos.
8. Prepare-se para os testes físicos
Nos testes físicos, são exigidas a corrida e a natação. Não espere passar na primeira prova para iniciar os treinos, porque pode não dar tempo. Vá se preparando desde já.
9. Acesse o site e as redes sociais da Marinha constantemente
Leias as notícias, a história da Marinha no Brasil e demais assuntos, pois isso ajudará na argumentação da redação se o tema for relacionado às Forças Armadas.
10. Leia todo o edital
Essa etapa é importantíssima porque, no edital, constam todas as regras que devem ser seguidas para conseguir ser aprovado no concurso da Marinha.
Seguindo essas dicas para passar no concurso da Marinha, suas chances aumentarão e você encontrará mais facilidade para fazer as provas.
Se você gostou das dicas deste artigo, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para engenheiros e YouTube para outras áreas — para receber a atualização de todos os novos conteúdos e garantir a sua aprovação.