Estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha? Entenda!

Será que estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha a concentração? Tudo vai depender do estilo de canção que você escolher no momento dos estudos e, também, do nível de foco direcionado para o aprendizado.

Muitas pessoas buscam isolamento total do ambiente externo para conseguir ler os materiais didáticos, principalmente quando se trata de algo cobrado em uma prova de concurso público. Mas saiba que a música não é, em si, uma vilã. Ela pode, inclusive, auxiliar significativamente o seu desempenho, fazendo com que você assimile melhor os conteúdos.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e entenda, a seguir, como estudar ouvindo música!

Afinal, vale a pena estudar ouvindo música?

Diversos estudantes têm a prática de ouvir música enquanto estudam e, de um certo modo, isso não é prejudicial. As canções podem ser bastante úteis para auxiliar a concentração e o foco, uma vez que alguns tipos de músicas estimulam a memorização e contribuem para uma melhor assimilação dos conteúdos vistos.

Isso é possível devido ao estímulo de uma vibração chamada onda alfa. Ela é especialmente potencializada quando o indivíduo medita, pratica atividades físicas ou, ainda, senta-se para estudar. Dessa forma, é possível ficar muito mais relaxado e aproveitar o momento, atingindo níveis de produtividade que são essenciais para o aumento do rendimento do aluno.

Como utilizar a música a favor dos estudos?

Não é qualquer tipo de música que funciona a favor dos estudos. Por isso mesmo, é preciso fazer uma seleção especial para esse momento, uma vez que a música errada pode acabar atrapalhando. Confira, a seguir, algumas dicas valiosas para obter um melhor desempenho na aprendizagem.

Avalie o volume ideal

Um cuidado básico é ouvir as músicas em um volume adequado, tanto para a saúde de sua audição quanto para conseguir atingir uma melhor concentração nos conteúdos estudados. Se você quer fugir dos ruídos e do barulho externo, uma dica é utilizar fones de ouvido de qualidade e que ofereçam isolamento acústico.

Escolha um estilo de música eficaz

Outro ponto é saber qual é o estilo de música mais interessante para você. Para algumas pessoas, o ideal é que as canções sejam lentas, como músicas que trazem elementos da natureza. Já tem quem prefira sons mais agitados, porém o que vale é saber o que contribui mais para a sua produtividade.

Crie uma playlist

Você pode criar uma seleção de músicas que agradam os seus ouvidos sem a necessidade de ter que optar por diferentes canções a cada minuto. Para isso, as playlists são extremamente úteis e impedem que o estudante se desconcentre toda vez que uma música termina.

Faça pequenas pausas

Por fim, faça pequenas pausas para silenciar o cérebro e recuperar as energias. Aproveite o momento para fazer uma caminhada, um alongamento ou alguma outra atividade que não envolva o pensamento. Quando retornar à mesa para estudar, abra novamente a playlist e perceba como esses momentos de descanso são benéficos para a sua concentração.

Agora que você já sabe como estudar ouvindo música para obter o melhor rendimento possível na aprendizagem, não deixe de seguir as nossas dicas! Com o tempo, o seu desempenho vai aumentar consideravelmente, fazendo com que o momento de estudo seja, ao mesmo tempo, prazeroso e produtivo.

Este post foi útil? Se você quer saber mais sobre os temas abordados nos concursos da Marinha, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, YouTube para outras áreas e Facebook — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.