5 dicas de como estudar por questões de provas anteriores

Apesar de alguns concurseiros não darem a importância necessária para a resolução de questões de provas anteriores, a realidade é que se trata de um método muito eficaz, uma vez que estudar por questões auxilia na internalização dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Outro fator relevante é que esse método de estudo ajuda na familiarização com a banca aplicadora do concurso público e também em exercitar o cérebro, amplificando a capacidade de memorização e a velocidade no raciocínio lógico.

Se você deseja conhecer nossas 5 dicas de como estudar por questões de provas anteriores de um concurso, acompanhe este artigo no qual apresentamos todos os detalhes. Confira!

1. Não foque apenas a quantidade de questões

Ao começar a estudar por questões, é comum que o concurseiro pretenda resolver o maior número de perguntas possível. No entanto, nesse momento, é importante saber que a qualidade é mais importante do que a quantidade, ou seja, antes de partir para a próxima questão, é fundamental entender o conceito que está por trás daquela resolução.

2. Aprofunde-se no conteúdo de cada pergunta

No mesmo sentido, é muito importante buscar aprofundar-se no conteúdo de cada questão. Para tanto, sempre que errar uma pergunta, é fundamental identificar o erro, corrigi-lo e, ainda, estudar novamente a teoria do ponto que você errou.

Além disso, sempre que identificar alguma informação importante durante a resolução de questões, é fundamental colocá-la em seus resumos para a revisão que irá fazer no assunto posteriormente. Isso deve ser feito porque o fator mais relevante de estudar por questão é, justamente, a possibilidade de descobrir as falhas e lacunas de seu aprendizado de maneira prática, a fim de aperfeiçoá-lo.

3. Pense de que outras maneiras as questões poderiam ser cobradas

Ao estudar por questões, também é importante imaginar as outras maneiras como aquela matéria pode ser cobrada na prova, uma vez que, em geral, as perguntas não costumam se repetir exatamente da mesma forma em provas diferentes.

4. Saiba escolher as questões que você resolverá

Para estudar por esse método, apenas resolver quaisquer questões de concursos públicos não é o eficiente — é fundamental que as perguntas sejam do perfil da banca do seu concurso. Dessa maneira, o ideal é resolver questões que foram desenvolvidas pela sua banca e aplicadas em outros concursos públicos, especialmente as mais recentes, de exames que aconteceram nos últimos anos.

Por exemplo, se você está estuando para o Concurso Público da Marinha do Brasil, para o cargo de Engenheiro Eletricista, poderá tentar resolver as questões de mesmos assuntos que já foram cobrados para o cargo de Engenheiro Eletrônico.

5. Controle o seu percentual de acertos

É possível usar as questões de provas anteriores para descobrir e ter um controle sobre o seu percentual e os acertos, a fim de compará-los com os do último certame e descobrir se o seu índice de acerto está dentro do esperado para que seja possível ser aprovado — para tanto, verifique a nota dos colocados no último certame realizado para o cargo almejado.

É válido ressaltar que o percentual de acertos deve sempre estar acima dos que foram obtidos no último concurso, uma vez que é possível que, no próximo edital, a concorrência seja mais acirrada, por exemplo, ou que seja disponibilizado um menor número de vagas.

Agora que você já sabe as vantagens de estudar por questões, aplique essa técnica em sua rotina para obter melhores resultados! No entanto, é válido ressaltar que a resolução de questões de provas anteriores é eficiente para direcionar os seus estudos, mas somente a mera resolução não é capaz de garantir a aprovação em um concurso.

Por tudo que foi apresentado, fica fácil entender por que o grande foco da plataforma de estudos do Engemarinha é oferecer resoluções de todas as provas antigas e disponibilizar diversos simulados para que o candidato resolva muito mais questões que seus concorrentes e, com isso, garanta sua aprovação. 

Clique aqui para conhecer o curso ideal para o seu perfil e comece sua preparação hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.