Já ouviu falar na memorização mnemônica? Veja como colocá-la em prática!

Já ouviu falar na memorização mnemônica? Veja como colocá-la em prática!

A memorização mnemônica é uma técnica de memorização criada pelos antigos gregos e se baseia na associação. Ela pode ser realizada com diferentes itens, como palavras, músicas, cores, locais ou objetos.

O método se mostra muito eficaz e auxilia na memorização de regras, conceitos e outros aspectos importantes, independentemente da área de estudos. Dessa maneira, trata-se de um recurso para a memorização de conceitos mais complexos, que sistematiza uma grande quantidade de informações a absorver e a transforma em algo mais acessível para o dia a dia de estudos.

Como utilizar a memorização mnemônica?

Agora que você já conhece o conceito da memorização mnemônica, deve aprender utilizá-lo na prática, durante a rotina de estudos. Veja nossas dicas!

Junte prefixos

Uma boa maneira de utilizar a memorização mnemônica é juntando as primeiras letras ou prefixos de cada conceito que você pretende memorizar, com o objetivo de criar uma nova palavra de melhor sonoridade.

Para tornar a expressão mais fácil de ser decorada, é possível juntar o prefixo com a última letra, por exemplo. O fundamental é conseguir associar a expressão à resposta de que precisa.

Faça formações exageradas

Por incrível que pareça, quanto mais exagerada e esdrúxula uma comparação, melhor é para memória. Assim, criar estórias engraçadas sobre o tema a ser estudado e fazer relações exageradas entre os objetos são ações que também ajudam na fixação do conteúdo. Por isso, vale usar a criatividade nesse momento.

Crie quadros

É comum que os estudantes tenham um quadro com o seu planejamento de estudos, horário de cada disciplina, entre outras informações. Incluir no mesmo local um quadro de mnemônicos pode ser uma estratégia muito eficaz.

Um quadro de fácil visualização permite que o concurseiro veja com frequência o que significa cada palavra, prefixo ou letra que foram criados, o que ajuda na memorização. Além disso, sempre que surgir alguma dúvida sobre os conceitos, basta conferir o quadro para relembrar sobre o tema.

Separe por cores

Os mnemônicos que são separados por cores auxiliam na memorização. Dessa forma, mudar a cor da caneta de acordo com o tema estudado, por exemplo, pode ajudar na fixação do conteúdo — inclusive, é recomendado até mesmo escrever no quadro de mnemônicos com diferentes cores.

O método funciona bem, pois o nosso cérebro é capaz de usar a memória fotográfica para fixar conceitos. Por esse motivo, utilizar cores específicas para cada disciplina ajuda na contextualização da temática de cada mnemônico usado, o que auxilia no processo de memorização.

Quais são os exemplos práticos da memorização mnemônica?

Existem diversos exemplos práticos de memorização mnemônica. Um dos mais famosos é o “LIMPE”, que contém os princípios mais importantes do Direito Administrativo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Outro exemplo diz respeito aos cargos privativos de brasileiros natos, presentes no artigo 12º da Constituição Federal que, de acordo com a memorização mnemônica, podem ser definidos em “MP3.COM”: M para Ministro do Supremo Tribunal Federal; P3 para Presidente e Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Senado Federal; C para carreira diplomática; O para Oficial das Forças Armadas e M para Ministro de Estado da Defesa.

Agora que você já sabe o que é a memorização mnemônica e conhece até mesmo alguns exemplos práticos sobre a técnica, aplique-a em sua rotina de estudos a fim de memorizar o conteúdo estudado com mais facilidade!

Se esse post foi útil e Se você quer saber mais sobre os temas abordados nos concursos da Marinha do Brasil, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.