Estudar para o concurso da Marinha parece difícil? Por mais que você tente, encontra dificuldades em organizar o seu material e ter uma rotina de estudos? Se você respondeu sim para essas perguntas, precisa conhecer o método Cornell.
Com essa metodologia, você conseguirá estudar de forma mais organizada e aumentar as chances de ser aprovado no concurso da Marinha. A seguir, explicaremos mais sobre o método Cornell, como colocá-lo em prática e quais são os impactos que ele trará para os seus estudos.
Acompanhe o post e aprenda sobre essa interessante metodologia de preparo para concurso de engenheiros da Marinha.
Afinal, o que é o método Cornell?
O método Cornell recebe esse nome porque foi criado por um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, ainda na década de 1940. Desde então, ele vem sendo utilizado por muitos estudantes universitários e concurseiros que desejam otimizar a forma como realizam os seus estudos.
Essa metodologia propõe uma forma de organização do conteúdo, com anotações realizadas de maneira abreviada. Assim, o estudante gerencia melhor o seu tempo e pode ter sempre esquemas práticos para estudar.
Como o método Cornell funciona?
O método Cornell funciona da seguinte maneira: pegue uma folha de caderno e crie dois espaços, divididos por duas linhas. Em um deles, coloque a data do estudo e nome da matéria (ou tópico que será resumido).
No espaço superior central, faça as anotações do conteúdo, de forma bastante resumida e, de preferência, utilizando palavras-chave. Além disso, podem ser feitos desenhos e esquemas que ajudem a fixar o aprendizado.
Na coluna esquerda da folha, você deverá anotar informações extras de cada matéria, de acordo com as percepções que tiver no decorrer dos estudos. Você também pode usar esses espaços para anotar o que é mais relevante.
Já na parte detrás da folha, você pode anotar dúvidas que surgirem no decorrer dos estudos para perguntar aos professores do seu curso preparatório ou fazer pesquisas na internet, por exemplo.
Quais são os principais impactos para facilitar o processo de memorização e aprendizado?
O método Cornell traz muitos resultados positivos para os estudos. Afinal, ele faz com que você memorize palavras-chave ou expressões que recordam os conteúdos que são cobrados nas provas de concursos, especialmente na área das exatas.
Se você faz um curso preparatório para concurso, por exemplo, pode também utilizar essa técnica para resumir os conteúdos vistos. Além do mais, essa ideia é útil para organizar folhas de estudo para cada tópico ou disciplina do edital do concurso que você pretende fazer.
É interessante reforçar que a memorização é uma das melhores maneiras de fixar conteúdos e conseguir resultados positivos ao estudar. Por isso, o método Cornell tem um grande número de adeptos e faz tanto sucesso entre os estudantes. Certamente, essa é uma boa maneira de estudar e conquistar a vaga que tanto deseja no concurso de engenheiros da Marinha do Brasil.
Você conhece alguma outra técnica de estudo e gostaria de compartilhar com os nossos leitores?
Então deixe um comentário no espaço abaixo! Vamos trocar conhecimentos todos juntos.