Manter a motivação para estudar pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas é preciso ter em mente que ela um ingrediente primordial para obter bons resultados em concursos públicos. Assim, é preciso evitar ao máximo a tão famosa procrastinação, pois ela certamente vai prejudicar o bom andamento do seu planejamento de estudos.
Somente quando estamos motibados somos capazes de realizar grandes feitos e atingir os nossos objetivos. Por isso, é extremamente importante conseguir deixar as preocupações e as dificuldades de lado, compreendendo que os desafios podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira, a seguir, 7 dicas que farão com que a sua motivação para estudar aumente a cada dia. Acompanhe!
Saiba qual a importância de manter a motivação nos estudos
De forma geral, a motivação é o movimento para a ação, ou seja, são os percursos que conduzem o indivíduo a realizar determinadas tarefas ou atividades. Ela surge em decorrência da necessidade de se atingir objetivos, além de estar conectada com a quantidade de esforço empregado, com as metas e o foco do estudo e, também, com o tempo que a pessoa reserva para chegar aonde deseja.
Dessa forma, a motivação pode variar de uma pessoa para outra, a depender do momento e da situação de vida de cada um. É fundamental estipular objetivos bem definidos e específicos, pois, assim, será possível visualizar melhor onde se pretende chegar. Também é imprescindível impor a si mesmo algumas metas para que, com o tempo, o estudante desenvolva a coragem necessária para alcançá-las.
Assim, as metas nada mais são do que alguns passos necessários para manter a disposição e continuar aprendendo. Portanto, saber como defini-las corretamente pode ser um fator essencial para elaborar um plano de estudos eficaz e que seja adequado para o momento de sua vida, considerando as suas obrigações e os demais compromissos.
Tudo isso será determinante para se obter um maior rendimento nos estudos. Quando existem alguns objetivos a serem seguidos, o cérebro assimila melhor as informações, fazendo com que a motivação aumente e a ansiedade, por outro lado, diminua. Sendo assim, quando o desânimo bater, lembre-se de aonde deseja chegar e de quais são as realizações que farão a sua vida cada vez melhor.
Confira 7 técnicas de motivação para estudar
Inserir métodos de estudo em sua rotina pode ser um verdadeiro diferencial para o bom andamento do seu planejamento. Isso porque o tempo é mais facilmente otimizado e organizado quando você entende o trajeto que deve seguir para atingir resultados positivos.
Da mesma maneira, é possível ter um melhor aproveitamento nos estudos, mas, para isso, é imprescindível contar com esforço, dedicação e disciplina. Então, confira, a seguir, 7 técnicas valiosas para intensificar a sua motivação.
1. Crie recompensas pelo esforço
De forma geral, quando você elabora recompensas pelo esforço empreendido, o cérebro assimila a ação como um hábito, favorecendo o aprendizado como um todo.
Assim, o ideal é que a recompensa só venha quando você terminar corretamente as metas que estipulou para os estudos. Portanto, cuidado com a sabotagem, pois ela pode prejudicar todo o seu planejamento, além de que apenas você sairá no prejuízo.
2. Tenha ação instantânea
A mente pode nos sabotar a qualquer momento, e, muitas vezes, ela mais atrapalha do que ajuda. No momento de estudar, por exemplo, é comum que o cérebro nos distraia, lembrando-nos de tarefas que deixamos para depois ou, até mesmo, com distrações que nada têm a ver com os estudos.
Para evitar tais armadilhas, é preciso fazer um esforço extra para manter o foco e a motivação, de preferência, desligando-se inteiramente de outros fatores externos.
3. Libere dopamina
A dopamina nada mais é do que um neurotransmissor que é liberado quando passamos por uma experiência agradável. Uma das atividades que mais colaboram para a liberação dessa substância no organismo é ouvir uma bela música.
Assim, você pode estudar ao som de uma sequência de canções que farão o seu cérebro assimilar o momento como prazeroso, fazendo com que se crie um hábito saudável e estimulante.
4. Pratique mindfulness
Mindfulness consiste em uma prática meditativa que tem como objetivo manter a atenção plena. Ou seja, é um estado mental que envolve atitudes específicas de não julgar as situações, tornando a pessoa mais presente diante da correria do dia a dia.
Portanto, a meditação colabora para a diminuição do estresse, diminui o risco associado a diversas doenças e, ainda, favorece a produtividade e a resistência física e mental.
5. Invista em metas de estudos em grupo
Participar de um grupo de estudos pode fazer com que você sinta-se mais engajado e animado. Em um primeiro momento, é comum sentir-se desanimado diante da alta demanda de informações e conteúdos, mas, quando você conta com amigos e familiares ao seu lado, que estão em busca dos mesmos objetivos, torna-se muito mais simples manter a motivação e o ânimo para prosseguir.
Por isso, uma das grandes preocupações que temos em nossos cursos preparatórios é a de formarmos comunidades, através de grupos no Telegram ou em outras plataformas, para que possamos conectar nossos alunos e assim todos caminharem juntos rumo a aprovação.
6. Reserve um momento para relaxar
No seu cronograma de estudos, é fundamental reservar alguns momentos ao longo do dia para desligar-se de tudo e de todos ao seu redor e simplesmente relaxar.
Isso dará um descanso para o seu cérebro, além de que pode ser um momento interessante para refletir sobre o seu desempenho, fazendo com que você tenha mais energia e estímulo.
7. Elabore um cronograma com os horários de estudo
Por fim, é mais do que necessário elaborar um plano de estudos bem detalhado, contendo o tempo e os horários que serão dedicados para o aprendizado. No seu plano, delimite também os momentos para iniciar as atividades e para dar algumas pausas de descanso. Com isso, a mente fica mais arejada, tendo mais chances de amenizar a pressão dos estudos e contribuir para a obtenção de melhores resultados.
Para aperfeiçoar o seu desempenho e manter a motivação para estudar, um bom planejamento de estudos pode ser uma estratégia fundamental para conseguir organizar o cronograma e intensificar o foco em seus objetivos. Assim, você conseguirá alcançar as suas metas de maneira eficiente e com a certeza de dar o melhor de si para atingir os seus sonhos.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite a visita ao blog e aprenda também a construir um plano de estudo para o concurso ideal para você!