O que devo estudar para concurso público? Confira 5 tópicos!

O que devo estudar para concurso público? Esta é uma pergunta que muitos profissionais se fazem quando desejam tentar uma vaga na área pública. Em processos seletivos, como os da Marinha, existem muitos candidatos concorrendo, ou seja, você somente será aprovado se estiver bem preparado!

No entanto, não basta sair estudando todos os conteúdos de cada disciplina de uma vez só. É recomendado que se tenha uma rotina em que se varie as matérias para não cansar, e assim fixar melhor o aprendizado.

Veja a seguir algumas disciplinas que geralmente são a resposta quando alguém se pergunta “o que devo estudar para concurso público?”.

1. Língua portuguesa

A Língua portuguesa é exigida em praticamente todos os concursos. Geralmente é solicitado que o candidato leia um texto, que pode ser uma notícia de jornal ou o trecho de um livro, e responda a questões interpretativas acerca do mesmo.

Além da interpretação de texto, ainda são cobrados conhecimentos sobre concordância verbal, uso da crase, morfologia, sintaxe e pontuação.

2 . Matemática

As questões de matemática são cobradas em praticamente todos os concursos de nível médio e de nível superior. É uma das disciplinas mais temidas pelos candidatos, uma vez que grande parte das pessoas considera os cálculos matemáticos complexos.

Os conteúdos mais cobrados costumam ser: os conjuntos numéricos, a álgebra, a geometria, a regra de 3, a porcentagem, o raciocínio lógico, entre outras.

3. Informática

Também é bastante comum que os concursos cobrem conhecimentos em informática. Nesse caso, geralmente se deseja saber se o candidato tem habilidades com o Windows e outros softwares comumente usados no dia a dia de praticamente todos os profissionais.

É preciso estudar sistemas como Word, Excel, PowerPoint, Internet Explorer, entre outros, para se dar bem na parte de informática da prova.

4. Conhecimentos específicos

Os conhecimentos específicos variam de acordo com a área do concurso que você deseja prestar. No processo seletivo da Marinha, por exemplo, o cargo de Engenheiro terá uma prova que exija conhecimentos esperados de alguém que fez um curso universitário desse segmento.

Já quem prestará o Concurso para Oficiais Temporários terá uma outra prova, com conteúdos acerca da Formação Miltar-Naval. O mesmo vale para cada uma das áreas do conhecimento.

5. Conhecimentos gerais

Por sua vez, os conhecimentos gerais são formados por fatos de interesse de toda a sociedade. Questões sobre política, economia, meio ambiente e outros assuntos podem ser cobrados nessa parte da prova.

É importante lembrar que cada concurso é único e tem particularidades próprias. Os conteúdos cobrados em uma prova de matemática de um processo podem ser diferentes de outro. Por isso, ler o edital com calma é importante.

Contar com o apoio profissional para estudar também é uma boa estratégia. Assim, você terá uma resposta mais precisa e objetiva quando se perguntar “o que devo estudar para concurso público?”.

O Engemarinha possui uma Plataforma de Estudos que oferece cursos preparatórios para os principais concursos da Marinha do Brasil, o CP-CEM e o PS/SMV. Clique aqui para encontrar o mais indicado para sua área e dar o primeiro passo para conquistar sua estabilidade profissional e financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *