O que é lifelong learning e como utilizar essa técnica?

A sociedade moderna e o mercado profissional exigem, dos indivíduos, um desenvolvimento constante.

Afinal, se a todo o momento surgem novos conceitos e novas tecnologias, por que deveríamos parar de aprender após um curso ou uma graduação? Por isso, entender o que é lifelong learning pode ser transformador para você.

Que tal entender melhor do que estamos falando? Neste artigo, você vai descobrir o que está por trás desse conceito de aprendizagem, como você pode aplicá-lo em sua vida e quais são os benefícios de adotar essa metodologia.

Continue a leitura e veja como se tornar um lifelong learner!

Os pilares do lifelong learning

Vamos começar entendendo o que é lifelong learning. Trata-se de uma filosofia da aprendizagem contínua, que entende que a aquisição de conhecimento não deve ser limitada a um processo com início, meio e fim, como acontece no ensino formal e em cursos tradicionais.

Em vez disso, quem entende a importância de desenvolvimento constante passa a ser um aprendiz ao longo da vida (lifelong learner), buscando, de forma voluntária e proativa, os conhecimentos que podem ajudar na vida pessoal ou na carreira.

O lifelong learning se sustenta em quatro pilares:

       aprender a aprender;

       aprender a fazer;

       aprender a conviver;

       aprender a ser.

A aplicação da metodologia

Como essa filosofia de aprendizagem — e de vida — pode ser colocada em prática no dia a dia?

Primeiramente, é fundamental que você tenha uma motivação pessoal para buscar conhecimento, entendendo que esse processo traz benefício próprio.

É necessário cultivar a curiosidade, pois, assim, você terá o impulso de que precisa para ir atrás de novos temas e conteúdos. Ter abertura para experimentar coisas novas também é importante, afinal, o conhecimento pode chegar por meio de diferentes recursos e vivências.

Claro que você também pode e deve buscar cursos de atualização profissional e de desenvolvimento pessoal. Crie suas próprias metas de aprendizagem e absorva o máximo do conteúdo e das experiências ao fazer um curso online ou presencial.

A relação com a tecnologia

A teoria da aprendizagem constante ao longo da vida ganhou grandes aliados com o desenvolvimento da tecnologia. A internet e as ferramentas digitais permitem um acesso muito mais imediato e ilimitado à informação.

Com isso, não apenas temos matérias inteiras sobre um tema a alguns cliques de distância, como também podemos acessar todos esses conteúdos de onde estivermos, com flexibilidade para estudarmos em momentos vagos do nosso dia.

As principais vantagens do lifelong learning

Agora que você já entendeu o que é lifelong learning, vamos observar alguns dos principais benefícios de adotar esse método de aprendizagem contínua:

       entendimento do aprendizado como algo normal e facilitado, eliminando barreiras para aprender;

       constante atualização profissional, criando chances de crescer na carreira;

       aquisição de competências socioemocionais requisitadas no mercado;

       memória mais ativa ao longo da vida;

       maior bagagem para lidar com diferentes situações;

       mente mais criativa e inovadora.

Saber o que é lifelong learning, com certeza, vai mudar sua percepção de como deve ser o aprendizado ao longo da nossa vida. Esperamos que você adote esse conceito e veja como essa prática pode ser enriquecedora para sua vida pessoal e profissional.

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.