O que faz um Engenheiro da Marinha do Brasil?

Uma das grandes curiosidades que todos engenheiros possuem ao descobrir que podem fazer parte do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil é sobre com o que eles irão trabalhar.

Como será o seu dia a dia e, principalmente, se irão trabalhar, de fato, com engenharia.

Essa era uma dúvida que eu também tinha antes de ser aprovado no CP-CEM e ingressar nessa Instituição em 2016 e, para ajudar quem ainda está do lado de fora, resolvi escrever esse post com alguns exemplos de atividades exercidas por cada especialidade.

Para essa missão, entrevistei alguns engenheiros da Marinha do Brasil e considero essa uma leitura obrigatória porque ela pode ser um divisor de águas na sua jornada.

Se você não gostar do que ler aqui, poderá poupar seu tempo e desistir ainda hoje do concurso.

Agora, se você gostar, irá se motivar a estudar ainda mais para ser aprovado, pois terá convicção de que, além de conquistar sua estabilidade profissional e salarial, irá trabalhar em algo que te realize e não será apenas mais um engenheiro frustrado por trabalhar em algo apenas para pagar as contas no fim do mês.

Portanto, antes de começar ou continuar seus estudos, leia com muita atenção tudo o que será apresentado aqui.

Engenheiro Eletricista

Na Marinha, Engenheiro Eletricista pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Encarregado de uma Oficina que atue com eletricidade

Exemplo: Supervisionar equipe, definir prioridades de trabalho e ir a campo.

  • Elaboração de Projetos Elétricos.

Exemplo: Projetos Residências e Industriais de Organizações Militares.

  • Distribuição de Energia Elétrica em Média e Baixa Tensão.

Exemplo: Atuar em Subestação que alimentam os mais diversificados Navios.

  • Planejamento de rotinas de serviços na área.

Exemplo: Rotinas de manutenção em equipamentos elétricos.

  • Reestruturação de instalações Elétricas;

Exemplo: Modernização de instalações residenciais e prediais de organizações militares.

  • Especificação de equipamentos elétricos;

Exemplo: Sistemas de Combate, acionadores, atuadores e sensores de armamentos.

  • Aquisição de equipamentos elétricos.

Exemplo: Conversores de Potência utilizados para acionamento de grandes cargas como é o caso do disparo de canhões.

Engenheiro Mecânico

Na Marinha, Engenheiro Mecânico pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Encarregado de uma Oficina que atue com Mecânica;

Exemplo: Supervisionar equipe, definir prioridades de trabalho e ir a campo;

  • Elaboração de Projetos Mecânicos;

Exemplo: Projetos de Refrigeração ou Elevadores para instalações prediais de Organizações Militares ou Projetos de Embarcações em vertentes de propulsão, equipamentos de carga, refrigeração, bombas…

  • Planejamento de rotinas de serviços na área;

Exemplo: Rotinas de manutenção em equipamentos mecânico como: bombas, compressores, redutores e multiplicadores.

  • Propostas de modernização de equipamentos;

Exemplo: Projetos para modernização de sistemas mecânicos, buscando o estado da arte para as Embarcações da ativa.

  • Especificação de serviços mecânicos;

Exemplo: Especificar todos os requisitos para um serviço a ser executado.

  • Especificação de equipamentos mecânicos;

Exemplo: Especificar todos os requisitos de um equipamento de forma que atenda às necessidades do setor operativo;

Engenheiro Civil

Na Marinha, Engenheiro de Civil pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Encarregado de fiscalização de obras civis.

Exemplo: Supervisionar o andamento de obras que podem estar relacionadas aos meios navais, Organizações Militares ou conjuntos habitacionais destinados ao pessoal da Marinha ;

  • Elaboração de Projetos de contratação:

Exemplo: Em alguns casos a Marinha contrata empresas de fora para realizarem determinados serviços (Manutenção, instalação e reparo). Para isso é necessário a elaboração de um documento que especifique os termos e condições que a referida empresa deverá trabalhar, e esse documento é escrito por alguém que tenha conhecimento do serviço que será prestado.

  • Análise de Projetos

Exemplo: Análise de projetos básico e/ou executivo das empresas as quais a Marinha contrata.

  • Assessoria Técnica

Exemplo: Participar como assessor técnico das comissões de processos licitatórios de obras civis.

Engenheiro de Sistemas de Computação

Na Marinha, Engenheiro de Sistemas de Computação pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Encarregado de uma divisão de desenvolvimento, verificação, implantação, controle de métricas, automatização e determinação de pré-requisitos para os diversos tipos de sistemas e tecnologias.

Exemplo: Supervisionar a integração de um sistema elétrico com um painel digital de monitoramento para acionamento de determinado equipamento.

  • Elaboração e verificação de Documentos de Engenharia;

Exemplo: Diagramas Lógicos e de Controle, Listas de Entradas e Saídas, Folhas de Dados e de Verificação de Instrumentos, etc.

  • Elaboração, revisão, verificação e garantir o cumprimento das políticas e normas de Engenharia de Sistemas, segurança e tecnologia da informação da Instituição;

Exemplo: Revisar a norma “XXX” que trata de Forense Computacional e de Dispositivos Móveis, Registros de Acesso à Internet, Registros de Envio/Recebimento de e-mail para Internet e Registros de Envio/Recebimento de Mensagens Instantâneas;

Engenheiro de Telecomunicações

Na Marinha, Engenheiro de Sistemas de Computação pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Encarregado de uma Oficina que atue com Telecomunicações;

Exemplo: Supervisionar equipe, definir prioridades de trabalho e ir a campo;

  • Manutenção e projetos (em geral, projetos de melhoria ou adequação) de Equipamentos de comunicações em submarinos e navios e unidades terrestres:

Exemplo: rádios PRC, acopladores, transmissores, receptores, radar, sonar, antenas, telefonia, rádio Enlace, redes de computadores e comunicações satelitais.

Engenheiro Eletrônico

O Engenheiro Eletrônico é de extrema importância para a Marinha do Brasil atuando em diversas áreas na força, entre elas, pode-se citar, por exemplo:

  • Pesquisa e desenvolvimento.

Exemplo: No que tange a meios eletrônicos militares, por diversas vezes não existe, ou não se é possível adquirir, determinados equipamentos que se julgam necessários. Neste sentido existem Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil que funcionam especificamente para o desenvolvimento de tecnologia autóctone que auxiliam não só a Marinha como o próprio país.

A Marinha do Brasil, por exemplo, é responsável pelo projeto nuclear brasileiro, trabalhando no enriquecimento do Urânio e diariamente nos projetos do submarino nuclear nacional. O engenheiro eletrônico tem papel fundamental no desenvolvimento destas tecnologias.

  • Análise de projetos eletrônicos para aquisição de novas tecnologias.

Exemplo: Equipamentos militares são desenvolvidos constantemente por indústrias bélicas tantos nacionais quanto internacionais. Nesse sentido cabe a uma equipe técnica, na qual está inclusa engenheiros eletrônicos, analisar e julgar a qualidade e aplicabilidade de tais equipamentos e tecnologias na força além de subsidiar, tecnicamente, aqueles que tomarão as decisões de aquisição.

Instalação de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos além de automação industrial

Cabe aos engenheiros eletrônicos a instalação nos navios dos novos equipamentos eletrônicos adquiridos pela Marinha como radares e sonares, por exemplo.

Também é função do engenheiro eletrônico aumentar o nível de automação nas OM da força, em especial aquelas que se focam na manutenção e reparo dos meios.

  • Manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos eletrônicos.

Exemplo: Para cumprir sua missão a Marinha do Brasil tem uma grande quantidade de embarcações. Esses meios têm uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos que auxiliam em seu funcionamento. Cabe ao engenheiro eletrônico supervisionar, coordenar e definir prioridades para sua equipe cumprir as manutenções necessárias para o aprestamento destes equipamentos.

Engenheiro Químico

Na Marinha, Engenheiro Químico pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve, sendo algumas delas:

  • Distribuição e Armazenagem de Munição

Exemplo: Logística de fornecimento e armazenagem de munição para OM apoiadas, supervisionar equipe, definir prioridades de trabalho

  • Pesquisa e Desenvolvimento de materiais energéticos

Exemplo: trabalhar com o state-of-art da pesquisa de novos explosivos e propelentes utilizados na MB.

  • Encarregado de laboratório de análises

Exemplo: Atuar na especificação da qualidade de óleos combustíveis, óleos lubrificantes, propelente e explosivos adquiridos e fabricados pela MB.

  • Fiscalização e Aquisição de produtos controlados

Exemplo: Atestar a autenticidade e poder destrutivo dos materiais energéticos adquiridos e fabricados pela MB.

Engenheiro Cartógrafo

Na Marinha, o Engenheiro Cartógrafo irá atuar principalmente nos centros de hidrografia e navegação, nos segmentos relacionados à Segurança da Navegação, sendo eles:

  • Levantamentos hidrográficos.

Exemplo: ajudando na análise pré/pós levantamentos, construção de plantas batimétricas e inserção de dados no Banco de dados;

  • Novas edições de cartas náuticas: 

Exemplo: criação de cartas náuticas em papel e eletrônica (ENC), codificação no Banco de dados de acordo com as normas vigentes (Papel – INT 1; ENC – S57) e validação das mesmas  (Controle de Qualidade).

  • Produtos cartográficos

Exemplo: responsável pela atualização das cartas náuticas em papel, em formato Raster e a Eletrônica (ENC); pela confecção de bacalhaus, pela confecção e divulgação do folheto de “Aviso aos Navegantes”, pela atualização dos documentos náuticos (Lista de faróis, Roteiros, Tabuas das marés, entre outros) e pelo gerenciamento dos Avisos Rádio Náuticos e SAR divulgados pela Marinha.

Engenheiro Naval

Na Marinha, Engenheiro Naval pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Em estaleiros(AMRJ) e bases navais:

Exemplo: Oficina de estruturas, Docagem, oficina mecânica, etc. Supervisão de obras (estaleiro civil). Em diretorias e centros de projetos

Exemplo: Participação na Elaboração / Avaliação de Projetos de Meios flutuantes em diversas disciplinas: Estruturas, Hidrodinâmica, Estabilidade (Arquitetura Naval), etc.

Elaboração de Normas pertinentes a Eng. Naval.

Apoio técnico as OM da Marinha.

Engenheiro Mecatrônico

Na Marinha, Engenheiro Mecatrônica pode atuar em diversos segmentos e ter várias atribuições, dependendo da Organização Militar (OM) a qual ele serve sendo elas:

  • Participação no Projeto do SN-BR:

Exemplo: Projeto do sistema de controle da propulsão, comunicação da CR e PCR, sistemas de supervisão do submarino como um todo além da Planta Nuclear Embarcada e simulações de segurança.

  • Encarregado de uma Oficina que atue com eletricidade e eletrônica:

Exemplo: Supervisionar equipe, definir prioridades de trabalho e ir a campo.

  • Elaboração de Projeto de Sistemas de Automação e Rede Estruturada:

Exemplo: Projetos de Sistema de Controle e Projetos de Comunicação para Navios e OM de terra.

  • Planejamento de rotinas de serviços na área:

Exemplo: Rotinas de manutenção em equipamentos eletrônicos.

  • Reestruturação de instalações de Rede:

Exemplo: Modernização de Topologias de Rede de organizações militares.

  • Especificação de equipamentos de automação:

Exemplo: Sensores de navegação e de armamentos.

  • Calibração de sistemas:

Exemplo: Calibração de sensores de navegação e de sistemas de armas.

Conclusão

E aí, o que achou das atribuições e responsabilidades de um engenheiro da Marinha do Brasil de sua área?

Está mais motivado agora em seguir firme na sua preparação para o próximo CP-CEM?

Espero que tenha ajudado a incentivar você a seguir essa carreira e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.

Recentemente entrevistamos 2 engenheiros da Marinha e recomendo fortemente que assista aos vídeos abaixo pra você saber um pouco mais de como será o seu dia dia assim que vestir essa farda.

 

Para conhecer mais detalhes da carreira do Engenheiro da Marinha do Brasil, CLIQUE AQUI e, para entender como funciona o CP-CEM, CLIQUE AQUI.

Se deseja iniciar sua preparação para o Concurso Público do CP-CEM, a porta de entrada dessa carreira, preparamos um compilado com todos os materiais que você precisa e também um Planejamento de Estudo personalizado.

Clique na imagem para se cadastrar e receber tudo isso gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *