A maior parte das pessoas sabe que passar em concurso público não é uma das tarefas mais simples. É preciso ter empenho e, mais do que tudo, dedicação para conseguir aprender todos os conteúdos exigidos.
Além disso, compreender quais são os critérios utilizados pela banca examinadora responsável e as principais características da prova também é fundamental.
Portanto, quem realmente deseja garantir uma vaga no setor público deve ter em mente que é preciso reunir e desenvolver uma série de requisitos, pois eles farão toda a diferença no momento da prova. O ideal é que você trace metas e objetivos para serem alcançados, o que tornará o seu aprendizado bem aproveitado e prazeroso.
Para isso, preparamos um guia completo para que você entenda como passar em concurso público de maneira eficaz, além de apresentar algumas dicas valiosas para montar um bom cronograma de estudos. Confira a seguir!
Saiba como escolher o concurso público ideal
A escolha do concurso é o primeiro passo que o candidato deve tomar, para, a partir de então, planejar a aprovação. Isso porque, essa é uma aposta que pode causar um grande impacto na sua vida pessoal e profissional, caso seja feita de forma imprudente.
Muitas pessoas optam por um determinado processo seletivo apenas pelo salário, mas outras questões devem ser observadas, como os benefícios, a estabilidade e, ainda, a realização na carreira. Até porque, para manter a motivação nos estudos, é preciso contar com outras razões que o estimulem e o façam manter o foco.
Outro ponto, ainda, é em relação à afinidade que você tem com o cargo escolhido. Com a admissão, você passará boa parte de seu tempo dedicando-se ao trabalho e, por isso, é fundamental sentir um mínimo de identificação pela área de atuação.
Até porque, você terá muito trabalho pela frente, e certamente não desejaria dedicar-se tanto para passar em uma prova sabendo que não gosta do setor ou da área, não é mesmo?
Tendo isso em mente, é possível fazer uma melhor escolha e obter mais êxito e realização profissional.
Portanto, procure selecionar muito bem as oportunidades disponíveis e observe qual é a melhor opção para o seu caso. Verifique também como anda a concorrência para a vaga escolhida, pois esse fator pode fazer com que você opte pela alternativa que teria mais chances de uma aprovação.
Entenda a importância do foco para passar em concurso público
É de suma importância ter foco quando presta-se um concurso público, pois a construção da base nos estudos vai sendo feita gradualmente. De qualquer modo, esse é um momento onde o aprendizado deve ser tido como uma prioridade, e cabe ao candidato deixar outros eventos e compromissos para dar atenção após a prova.
Quem mantém o foco e dedica-se para conseguir uma boa nota percebe que fica muito mais fácil organizar-se e melhorar o desempenho ao longo do tempo. Portanto, é preciso estipular metas e objetivos alcançáveis, traçando um bom planejamento de estudos para cumprir corretamente com o cronograma.
Você vai perceber que a persistência pode ser uma grande aliada, uma vez que o conhecimento vai se tornando mais consistente ao decorrer da trajetória, por isso é tão importante treinar constantemente questões, exercícios e, ainda, fazer revisões e simulados. Tudo isso para assimilar ao máximo os conteúdos exigidos no edital da prova.
O foco também demonstra que você sabe bem o que deseja para o seu futuro profissional, compreendendo o que deve ser priorizado e quais são os recursos e as ferramentas disponíveis para se atingir o resultado esperado. Nesse momento, lembre-se de deixar a procrastinação de lado, uma vez que ela pode atrapalhar e prejudicar o seu plano de estudos.
Aprenda a montar um cronograma de estudos
Elaborar um bom cronograma para estudar pode ser o diferencial que falta para que você consiga a tão desejada aprovação. O planejamento auxilia o candidato a potencializar o ciclo de aprendizado e, ainda, possibilita implementar técnicas e métodos de estudo para concurso público eficientes para aproveitar ao máximo o tempo de dedicação.
Sendo assim, é preciso encarar os seus aspectos positivos e, também, o que precisa ser treinado e aperfeiçoado. De qualquer maneira, o otimismo e a persistência, tanto física quanto mental, facilitarão o seu percurso até o dia da avaliação. A seguir, confira como montar um cronograma para guiar os seus estudos da melhor forma.
Rotina
É comum sentir-se atribulado com as demandas do dia a dia e, mais ainda, quando você precisa conciliar o trabalho com os momentos de aprendizado. Mas não é preciso se desesperar, afinal existem uma série de formas de conseguir estudar os conteúdos e melhorar a sua motivação diante dos materiais.
Para isso, é fundamental ter uma rotina regrada e ser mais objetivo em relação aos estudos. Até porque, de nada vale ficar horas lendo e aprofundando em uma matéria específica sem saber se, de fato, ela cairá na prova. Assim, foque nos conteúdos principais e tente dominá-los ao máximo, estipulando dias e horários semanais para revisar o que foi visto.
Horários
No início, naturalmente desejamos ter um ritmo acelerado e contínuo para dar tempo de passar por todas as matérias. Porém, é preciso começar devagar, mantendo um ritmo mais equilibrado e, aos poucos, criar uma rotina de estudos. Com o passar do tempo, você já terá tido contato com a maioria das matérias, sendo o momento propício para acelerar os afazeres.
Como o aprendizado deve ser a tarefa mais prioritária, reserve horários adequados que consigam suprir as suas necessidades. Caso atrase em alguma matéria, acrescente algumas horas ou minutos no seu dia para estudá-la. Da mesma maneira, intercale o planejamento com os seus compromissos pessoais, mas sem exageros para não cometer nenhum excesso.
Conteúdos
O ideal é ter as disciplinas bem delineadas, sabendo o que deve ser estudado e quanto tempo será necessário para passar por todos os conteúdos até o dia da avaliação. Até porque, de nada adianta querer fazer a prova sem antes ter visto, minimamente, o que será cobrado e o que cai com mais frequência.
Procure manter o foco nas matérias principais e tenha domínio sobre elas, pois as chances de tirar uma boa nota e chegar a um resultado satisfatório é muito maior. Mesmo que pareça muito conteúdo, não se desanime e pense que existem milhares de candidatos que estão, nesse momento, dedicando-se para conseguir a vaga do concurso público.
Organização
Sem dúvidas, ter um local organizado para estudar pode contribuir significativamente para ter um bom resultado. E mais do que isso, a organização também contribui para obter um melhor desempenho, afinal é muito mais difícil iniciar os estudos sem qualquer tipo de planejamento ou preparação prévia.
Muitas pessoas passam meses estudando para um determinado concurso, mas isso nem sempre quer dizer que terão sucesso. Assim, é importante monitorar o seu aprendizado para compreender se os conteúdos estão sendo corretamente absorvidos, pois caso perceba que ainda precisa melhorar em alguns aspectos ou rever uma matéria, você terá tempo de sobra para isso.
Veja 4 erros que devem ser evitados no cronograma de estudos
Todos sabem que estudar para se preparar para concursos públicos requer uma dose extra de persistência, pois aprender os conteúdos e saber como fazer as provas não é algo que ocorre da noite para o dia. Por exemplo, você pode passar anos estudando, mas se não tiver as ações bem definidas, ou o foco necessário, talvez seja difícil evoluir no aprendizado.
Em grande parte das vezes, os candidatos têm problemas com o uso do tempo e, também, com a falta de disciplina.
Podem ser inúmeros os motivos que transmitem a sensação de estagnação. Entretanto, desistir pode não ser a melhor opção nesse caso, mas sim entender o que está dando errado para que você consiga modificar a tempo da avaliação.
A seguir, confira os 4 principais erros que devem ser evitados pelos candidatos na hora de planejar o cronograma de estudos para concurso público.
1. Não traduzir o edital
O edital é, por vez, um dos documentos mais importantes para a preparação. Nele, estão contidas todas as informações necessárias para fazer a prova, como cronogramas, datas, conteúdos e, também os dias em que a avaliação será aplicada. Ou seja, é fundamental compreendê-lo em suas entrelinhas, pois você terá um melhor direcionamento para seguir em frente.
Alguns itens devem ser bem analisados para serem entendidos pelos candidatos e é preciso ler eles previamente, até mesmo para fazer a escolha pelos cargos e funções disponíveis. Sem contar que o edital também indica o que será ou não permitido e, ainda, quais serão as características da prova, se contém redação, como é o formato das questões, entre outros detalhes.
2. Criar privilégio nas matérias que gosta
Mesmo que você goste ou tenha familiaridade com alguma matéria exigida no concurso público, é preciso estudá-la como qualquer outra, sem aplicar privilégios sobre o conteúdo. Até porque, diversas bancas examinadoras aplicam uma espécie de “pegadinha” para confundir os candidatos, mas se você domina bem o assunto será mais difícil se atrapalhar.
Portanto, são exatamente esses temas que podem fazer com que você aumente a sua nota, levando-o a atingir uma boa colocação. Dessa maneira, evite ao máximo o erro de deixar essas matérias por último ou, até mesmo, sem revisá-las.
Você pode, por exemplo, estudá-las mais rapidamente, fazendo esquemas ou mapas mentais para aperfeiçoar o raciocínio e fazer novas conexões de aprendizagem.
3. Ignorar a banca examinadora
Outro ponto que desclassifica muitas pessoas é desconhecer ou ignorar a existência da banca que examina a prova. Os profissionais que atuam nessa fase geralmente contam com alguns critérios específicos para avaliar os candidatos. Por isso, uma parte imprescindível da sua preparação deve passar, obrigatoriamente, pelas particularidades da banca.
Isso porque, alguns processos seletivos baseiam-se na interpretação de texto e, também, na contextualização dos temas de estudo. Nesse caso, não basta apenas saber bem gramática ou aspectos da legislação, na verdade é preciso compreender como aplicá-los, na prática, pois, de forma geral, é exatamente esse aspecto que os profissionais esperam de quem passa pela avaliação.
4. Estudar apenas no curso
Um erro bastante comum é deixar para estudar apenas em um curso preparatório ou, até mesmo, com um professor particular. O ideal é ir mais além e buscar, sozinho, esclarecer as dúvidas e os assuntos que ficaram mal compreendidos. Você também pode complementar o seu aprendizado inserindo outros materiais didáticos no dia a dia de estudos, como vídeos, textos, mapas mentais etc.
Existem inúmeros casos de candidatos que, por esforço próprio, foram atrás e conseguiram um bom resultado nos concursos públicos. Assim, evite limitar-se ao que já tem disponível e busque, em outras fontes de pesquisa, recursos e ferramentas que aprofundarão o seu conhecimento. Mesmo porque, tudo vale nesse momento tão importante e crucial para a sua trajetória profissional.
5. Utilizar materiais didáticos de instituições desconhecidas
Se a sua escolha for estudar por conta própria, procure por materiais didáticos de qualidade e, de preferência, feitos por instituições que são conhecidas e renomadas no mercado. Por vezes, algumas apostilas apresentam pouca quantidade de exercícios, simulados e atividades, o que pode prejudicar o seu desempenho e fazendo com que fique muito atrás da concorrência.
Alguns sites, atualmente, oferecem materiais bastante úteis para que o candidato aprenda, de fato, a fazer uma prova de concurso público.
Busque indicações, principalmente com quem já adquiriu ou passou em uma avaliação. Dessa maneira, você pode seguir tranquilamente com o seu cronograma e, ainda, aumentar as chances de obter uma excelente classificação.
Agora que você já sabe o que é preciso para passar em concurso público, certamente será muito mais simples elaborar um planejamento e uma rotina de estudos para ajudar nessa tarefa.
Lembre-se de que existem inúmeras formas de obter um bom aprendizado, por exemplo, por meio de uma técnica eficiente de assimilação dos conteúdos. Com isso, você se sentirá mais estimulado e motivado para continuar o trajeto até a realização do seu sonho.
Se você gostou das dicas deste artigo, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, e YouTube para outras áreas — para receber mais dicas e atualizações de todos os novos conteúdos e garantir a sua aprovação!