Manual do planejamento financeiro para concurseiros

Quem estuda para concursos sabe bem os benefícios que essa longa jornada traz — estabilidade financeira, cargo público, reconhecimento, crescimento na carreira. No entanto, também cabe ao concurseiro ficar de olho nas armadilhas no meio do caminho se quiser chegar à aprovação. Entre os principais desafios, está o planejamento financeiro.

É sobre esse tema que vamos tratar aqui. Selecionamos as melhores estratégias para você conseguir montar um planejamento de acordo com a sua realidade financeira.

Sabemos que cada concurseiro enfrenta os próprios desafios pessoais. Lidar com gastos inesperados, buscar formas de ganhar uma renda extra e conciliar estudo e trabalho são alguns exemplos dessas diferentes realidades.

Para todos os casos, antecipar-se em alguns meses para criar um plano que considere gastos mensais, necessidades, urgências e outras variáveis deixa você livre para realizar o seu sonho. Agora, acompanhe a leitura e guarde as estratégias do nosso manual de planejamento financeiro!

Como se preparar para prestar um concurso?

Alguns fatores não estão aparentemente ligados ao planejamento financeiro, mas geram um impacto imenso nas suas finanças. Considerá-los logo no início permite que você se poupe de gastos e livre-se de prejuízos. Veja quais são eles a seguir!

Atribua um objetivo à sua preparação

Estabelecer uma prioridade para os seus estudos influencia diretamente a quantidade de conteúdos para estudar e os gastos com apostilas e outras ferramentas. Estamos falando de definir para qual prova você vai se preparar. É importante ter isso em mente desde o início da preparação.

Sem um objetivo definido, os gastos com taxas de inscrição e materiais de estudo começam a pesar no bolso em pouco tempo. Sem falar que, nesse caso, você não estará se preparando para as provas adequadamente. Em vez de estudar um pouco para cada uma, direcione suas energias para uma única prova e monte um plano de estudos consistente.

Observe se ficar sem trabalhar é uma opção saudável

Muitas vezes, encontramos candidatos que se esforçam para juntar uma quantia e dedicar-se exclusivamente aos estudos por alguns meses, mas a flexibilidade de horários, a autonomia e a falta de cobrança exterior podem mais prejudicar do que ajudar.

A procrastinação e a ausência de contato frequente com outras pessoas podem afetar a saúde emocional do candidato e acabar levando os estudos para o buraco. Mas, caso você se veja longe desse tipo de situação e sabe que é capaz de se manter produtivo com os estudos sem trabalhar, analise a possibilidade de seguir esse caminho.

Entretanto, caso saiba que ficar em casa por muito tempo estudando não vai funcionar no seu caso, veja como conciliar trabalho e estudos (separamos algumas dicas sobre isso mais à frente). Fazer esse elo pode ser um ótimo fator de autoengajamento e motivação, mantendo na sua mente o que levou você a estudar para concurso público.

Em qual perfil você se encaixa? Acredite: essa decisão impacta drasticamente os rumos do seu planejamento financeiro, ao determinar seus gastos e a quantia que deverá ser economizada.

Como se planejar e ter controle das finanças?

Agora que você conhece a importância do planejamento financeiro, veja quais são os 3 primeiros passos para você fazer o seu. Tudo começa a partir da sua atual realidade financeira. Confira!

Entenda os seus gastos atuais

A melhor maneira de saber como não passar dificuldades financeiras durante a jornada de estudos é catalogando os seus gastos. Uma maneira simples de fazer isso é colocando, numa lista, cada um dos gastos mensais. Não deixe nada passar, desde as despesas mais simples até aquelas que mais comprometem o seu salário.

Para fazer o catálogo, você pode recorrer a uma planilha do Excel, a aplicativos para celular ou simplesmente ao papel e à caneta. O mais importante é fazer o registro adequado de todos os gastos, como fatura do cartão de crédito, aluguel, gasolina para o automóvel, conta de água e energia, planos de ligação/internet e serviços de streaming.

As despesas que aparentam ser inexpressivas podem surpreender quando colocadas no papel. Com todos os gastos catalogados, fica fácil visualizar sua realidade financeira e passar para o próximo passo.

Elimine gastos desnecessários da sua rotina

Com a lista de todas as despesas mensais, você pode verificar quais são os gastos que podem ser cortados da sua rotina, ou seja, os gastos sem os quais você pode viver. Esse cuidado pode trazer um enorme impacto no dinheiro que você vai conseguir juntar futuramente.

Tenha atenção aos detalhes. Por exemplo, no plano de assinatura do seu catálogo de filmes e séries favorito, avalie se você usa todas as telas disponíveis. Quanto mais telas disponíveis num único plano, mais caro ele fica. Nesse caso, você pode aderir ao plano mais básico e, assim, economizar um valor considerável com o passar dos meses.

No entanto, tenha cautela para não cortar tudo que lhe traga algum tipo de satisfação pessoal. Na rotina de estudos para concurso, fazer uma pausa para assistir a um filme no conforto da sua casa, sair com os amigos ou jantar num lugar especial são momentos de descansos para a mente e renovação das suas energias.

Veja quanto você pode economizar

Economia é a palavra da vez. Por isso, é importante se antecipar alguns meses ou um ou dois anos para começar a fazer o planejamento financeiro do zero. É no período que você poderá juntar a quantia necessária para se dedicar exclusivamente aos estudos, sustentar algumas contas ou simplesmente se manter preparado para despesas inesperadas.

Veja quanto você pode economizar por mês ao cortar gastos desnecessários. Também verifique quanto você terá poupado até o início dos estudos e por quantos meses você poderá se sustentar com esse valor.

Como equilibrar estudos e trabalho?

A rotina de boa parte dos brasileiros inicia logo cedo, pela manhã, para começar o trabalho. Entre eles, muitos ainda fazem faculdade e estudam para concursos públicos. É um desafio complicado conciliar os dois afazeres, mas não é impossível. Se você está nessa situação, saiba que algumas estratégias podem garantir equilíbrio à sua rotina de maneira saudável. Veja as nossas dicas a seguir!

Estabeleça as suas prioridades

Às vezes, não é possível cumprir todos os compromissos do dia, o que é normal para quem estuda e trabalha. Por isso, é importante ser realista, definir as suas prioridades e não se culpar por não conseguir fazer tudo que deseja. Lembre-se de que você já é uma pessoa vitoriosa por entender a importância de estudar e investir no seu futuro.

Fica mais fácil organizar a sua rotina quando você tem um planejamento dos seus compromissos. Registre todos os compromissos diários e semanais. Para isso, você pode usar planilhas ou papel e caneta.

Separe as atividades em cada dia da semana, avalie os melhores horários para as ações e não deixe de separar um momento para descansar. Em relação aos horários de estudos, dedique momentos em que o cansaço não vá pesar bastante. Veja a possibilidade de, por exemplo, acordar uma ou duas horas mais cedo para colocar os ciclos de estudos em dia.

Otimize o seu tempo

Use o tempo com sabedoria para conseguir estudar e manter o seu emprego. Às vezes, é necessário priorizar algumas ações e deixar de fazer outras, como manter os estudos atualizados, em vez de sair com os amigos em determinada noite.

Tenha um plano de estudos bem organizado para saber exatamente os momentos do dia dedicados aos estudos. Nesses períodos, afaste-se de gatilhos para a procrastinação, como as redes sociais, videogames e eletrônicos ligados. Lembre-se de que o tempo dedicado aos estudos deve ser totalmente aproveitado para garantir resultados satisfatórios.

Cuide da sua saúde

Por conta da correria do dia a dia, não é difícil deixar a saúde prejudicada. Hábitos alimentares ruins, por exemplo, como lanchar frequentemente na rua, comer alimentos industrializados e consumir bebidas açucaradas, não só podem exigir mais de sua renda, mas também influenciam a capacidade de foco e atenção que a sua mente utiliza nas atividades.

Para repor as energias com hábitos saudáveis, procure fazer suas próprias marmitas, caso seja necessário almoçar no trabalho. Substitua lanches industrializados e frituras por frutas e cereais, ande sempre acompanhado por uma garrafa d'água na bolsa, inclua legumes no seu almoço e evite usar o celular/computador logo antes de dormir.

Quais os gastos possíveis nesse período?

Inúmeras situações podem exigir que você comprometa o seu dinheiro durante a preparação para concursos. O pior é que, muitas vezes, esses casos podem até interromper o ciclo de estudos por um longo tempo. Ao considerar esse fator logo no planejamento, você impede que a sua rotina seja gravemente afetada por uma urgência.

Veja possíveis gastos para os quais você deve estar preparado:

  • viagens;
  • exames médicos;
  • remédios;
  • eletrodomésticos quebrados;
  • materiais de estudo;
  • cursos preparatórios para o concurso;
  • pagamentos de inscrição;

Muitos desses casos são, de fato, problemas que aparecem e pedem soluções imediatas, como os exames médicos, os eletrodomésticos quebrados e a compra de remédios. Mas outros gastos não são necessariamente “urgências”, como o pagamento de inscrição e todos os gastos envolvidos numa possível viagem para fazer a prova.

No entanto, quando o candidato não se planeja com cuidado, algumas obrigações acabam interferindo de maneira inesperada em sua renda.

Como manter as finanças em dia?

Manter as finanças em dia é o resultado mais básico de um bom controle financeiro. Confira, logo abaixo, as nossas dicas para que isso não seja um problema para você.

Mantenha o hábito de registrar todos os gastos

Se possível, registre diariamente cada gasto, desde as compras mais simples às mais caras. Você pode fazer isso com papel e caneta, mas já é possível contar com aplicativos para celular que nos ajudam a fazer essa tarefa. Sabendo exatamente quanto está ganhando e gastando, é possível tomar medidas cabíveis para se manter organizado financeiramente.

Analise a sua lista de desejos

Faça uma lista de desejos com todos os itens que você deseja comprar, seja lá quais forem. Em seguida, analise os tópicos descritos e avalie o que é mais importante e o que não é prioridade em curto prazo. Essa simples atividade evita que você realize compras por impulso e, consequentemente, acabe prejudicando suas finanças.

Quais as formas de aumentar sua renda?

Para aumentar a sua renda mensal durante a preparação para concurso, de modo a evitar prejuízos e garantir a realização das suas atividades diárias, use a sua bagagem de conhecimento e experiências para ganhar dinheiro. Veja as nossas dicas a seguir!

Ajude a divulgar o Engemarinha

Os alunos que escolhem se preparar para o concurso da Marinha do Brasil com o curso preparatório do Engemarinha ainda ganham a possibilidade de ganhar uma renda extra. Isso mesmo!

Em nossa plataforma de estudos, os alunos podem ajudar a divulgar o Engemarinha e ganhar por isso.

Faça projetos freelancers

Muitos profissionais utilizam seus conhecimentos técnicos e teóricos para fazer uma renda complementar com pequenos projetos ou para se dedicar à carreira freelancer enquanto estudam para concursos.

Essa é uma opção para as mais diferentes áreas e garante uma flexibilidade de horários para a realização do trabalho. Dependendo da função, os projetos podem ser feitos simplesmente na frente de um computador. De todo modo, o importante é garantir uma renda extra a partir das suas habilidades profissionais.

O que vem depois da aprovação?

A aprovação no concurso é o resultado de um grande esforço de meses de preparação. No meio tempo até começar a trabalhar e, finalmente, demonstrar que os estudos valeram a pena, repense a maneira como você lida com o dinheiro.

Aprender a poupar e a economizar é o caminho certo para fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Isso se concretiza quando você começa a fazer investimentos. Esse é o passo mais importante para mudar a sua realidade financeira, de modo a garantir uma reserva para o futuro, proteger-se de imprevistos e realizar todos os seus sonhos.

Para os alunos da plataforma de estudos Engemarinha, é disponibilizada uma aula ensinando como investir o dinheiro após a aprovação. Através dessa aula, você perceberá que é possível dobrar o seu salário em menos de 10 anos.

Vimos, em detalhes, as estratégias para montar o seu planejamento financeiro. No entanto, se fosse para resumir este artigo em poucas palavras, assim o seria:

  • tenha um objetivo;
  • entenda os seus gastos e elimine o desnecessário;
  • levante possíveis gastos extras;
  • controle os gastos diários;
  • veja se pode aumentar a sua renda;
  • invista o seu dinheiro depois da aprovação.

Se gostou das dicas sobre planejamento financeiro para concurseiros e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.