Quais são as diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica?

Quais são as diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica?

Todos conhecem Exército, Marinha e Aeronáutica, mas, afinal, será que são do conhecimento de todos os indivíduos quais, de fato, são as diferenças entre as vertentes das forças armadas do Brasil?

Muitas pessoas pensam que se trata da mesma coisa, mas, na realidade, há uma série de diferenças entre esses campos e os que desejam ingressar na carreira devem se preocupar ainda mais com isso, pois cada vertente é mais adequada para determinado tipo de perfil.

Se você se interessa pelo tema e deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Quais são as principais diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica?

Apesar de o Exército, aMarinha e a Aeronáutica formarem, juntos, as Forças Armadas do Brasil e destinarem-se a defender o país, garantir os direitos constitucionais (Executivo, Legislativo e Judiciário) e preservar o exercício da soberania do Estado e a indissolubilidade da Federação, a realidade é que existem diversas diferenças entre as vertentes. Veja!

Exército

O Exército foi criado em 1648, durante a Batalha dos Guararapes, e o seu principal objetivo é atuar na proteção do território brasileiro e na manutenção da unidade e da integridade nacional. Também atua no apoio às atividades de Defesa Civil, prestando assistência e socorro às vítimas de desastres naturais, além de realizar procedimentos para reconstrução e recuperação.

Para cumprir com todas as suas atividades, o Exército conta com mais de 222 mil militares, tanto homens quanto mulheres, sendo que, na totalidade, há 20 cargos diferentes na instituição.

A base da hierarquia é composta pela seguinte ordem: soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis e generais, sendo que cada patente tem as suas subdivisões, como os sargentos, que podem, por exemplo, ser classificados como primeiro, segundo ou terceiro-sargento. A progressão na carreira considera o tempo de serviço e o desempenho individual do militar.

Marinha

A Marinha foi criada durante o período colonial (no século XVIII) e, por essa razão, é a força armada mais antiga do Brasil.

Sua atuação ocorre na defesa das águas marítimas e fluviais nacionais e, dentre as suas atribuições, estão proteger o litoral do Brasil, fortalecer o conhecimento sobre o meio ambiente marítimo e posicionar os meios operacionais para responder prontamente a eventuais emergências ou a crises no território do mar brasileiro.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Marinha conta com mais de 70 mil homens e mulheres em 17 diferentes postos e graduações, que são divididos em dois grupos principais: o Corpo de Fuzileiros, que atua na terra, e o Corpo da Armada, que fica nas embarcações.

Além desses, há outros grupos, como o Corpo de Saúde, o Corpo de Engenheiros e as unidades dos fuzileiros, que constituem uma espécie de infantaria.

Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, a partir da junção de militares e dos equipamentos aéreos do Exército, da Marinha e do Departamento de Aviação Civil (DAC).

Sua função é atuar no controle, na defesa e na vigilância do espaço aéreo brasileiro e, para tanto, conta com mais de 68 mil militares, entre homens e mulheres, em seus quadros em 21 postos.

Há, ainda, a divisão em dois grupos: o Quadro de Infantaria, que atua em terra firme e cuida da segurança de bases aéreas e de aeroportos, em tempos de paz ou buscando armas para batalhas terrestres, durante as guerras; e o Quadro de Aviação, que conta com os oficiais que pilotam os aviões militares.

Assim como nas demais vertentes das forças armadas, para progredir na carreira, é preciso participar de cursos de atualização e passar por avaliações de desempenho, conforme o tempo de serviço.

Quais são as principais diferenças entre as carreiras de cada área?

Como vimos, Exército, Marinha e Aeronáutica têm suas particularidades e atuam em áreas distintas, portanto, contam com diferentes tipos de capacitação e formação, de acordo com a área de atuação. Além disso, cada um deles também requer diferentes infraestruturas, equipamentos e tecnologias.

Para o ingresso no quadro funcional efetivo de carreira das Forças Armadas do Brasil, ocorremconcursos públicos destinados a candidatos de ambos os sexos, com as mais variadas formações de níveis de escolaridade (fundamental, médio ou superior) em diversas áreas de atuação e formação. Conheça algumas opções para o ingresso nas carreiras da Marinha!

CPAEN — Concurso Público de Admissão à Escola Naval

O CPAEN ministra os Cursos de Graduação da Escola Naval, que têm como objetivo a formação de militares para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM).

Homens e mulheres podem participar da seleção e é preciso que o candidato tenha o ensino médio completo e idade entre 18 e 23 anos.

Ao final do curso, que tem duração de 4 anos, os militares são nomeados segundos-tenentes, posto em que iniciam a carreira de Oficial da Marinha, e recebem o Diploma de Graduação em Ciências Navais.

CP-CEM — Concurso Público para ingresso no Corpo de Engenheiros

As vagas para oCP-CEM são destinadas a profissionais que têm nível superior nas seguintes áreas:Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica,Engenharia Naval e Engenharia Nuclear.

Após a aprovação na seleção inicial, o candidato vai para oCurso de Formação de Oficiais (CFO) por, aproximadamente, 39 semanas, local em que realiza, por exemplo, o Estágio de Aplicação (EA), que tem o objetivo de prepará-lo para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha.

Por fim, o candidato ingressa na Marinha, depois de ter sido aprovado em todas as fases da seleção inicial e do CFO, no posto de primeiro-tenente.

Como vimos, Exército, Marinha e Aeronáutica contam com cargos diferentes e exercem funções distintas. Assim, quem deseja ingressar na carreira militar deve analisar as particularidades de cada uma das vertentes para optar pela que mais combina com a sua personalidade, lembrando-se de que as Forças Armadas são organizadas com base na hierarquia e na disciplina.

E para ajudar você a conquistar sua aprovação no Concurso da Marinha, nós, do Engemarinha, publicamos frequentemente conteúdos gratuitos em nossas redes sociais (Instagram,YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook).

Nos acompanhe nelas para não perder nenhuma data e iniciar hoje a sua tão sonhada aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *