Quais são os concursos para a área de Informática? Veja mais!

Quem é formado em Tecnologia da Informação, Ciências da Computação e outras áreas afins também pode trabalhar como servidor público. Para isso, basta ser aprovado em concursos para informática, que são ofertados por diversas Instituições, como a Marinha.

Apesar disso, fala-se pouco sobre o assunto, e os profissionais da área têm bastantes dúvidas sobre o tema. Para esclarecê-las, escrevemos este post. Continue conosco e confira agora mesmo!

Quais são os principais concursos para informática?

Existem concursos para informática em diferentes níveis e áreas do conhecimento. Prefeituras e entidades, geralmente, abrem vagas para profissionais que têm o ensino médio completo e curso técnico na área de computação ou informática para alguns cargos, como auxiliar de TI ou técnico em informática.

Também existem concursos para quem é graduado em Tecnologia da Informação, Ciências da Computação e outras áreas relacionadas. Os concursos de nível superior são, geralmente, para cargos de chefia ou liderança nos setores, tendo também uma maior remuneração.

Quais são os pré-requisitos para esses concursos?

Os pré-requisitos para participar de concursos de informática variam de acordo com cada entidade organizadora e o cargo pleiteado. Na maioria dos casos, basta ter a formação específica exigida no edital.

Em outros concursos, principalmente nos de nível superior, também pode ser necessária a realização da prova de títulos. Esse exame nada mais é do que a apresentação dos diplomas que mostram que o profissional concluiu o curso superior exigido em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Quanto ganha um profissional concursado em informática?

O quesito salário também varia de uma entidade para outra. No entanto, as médias salariais do serviço público, geralmente, são maiores do que as do setor privado.

De tal forma, um profissional concursado na área de informática deve ganhar mais do que um colega que exerce função similar em uma empresa, por exemplo.

Existem concursos para informática na Marinha?

Sim, um dos concursos para informática que mais valem a pena é o da Marinha. Entre setembro e novembro de todos os anos, por exemplo, é aberto o Concurso para Oficiais Temporários da Marinha do Brasil.

Ao fazer esse concurso, o profissional poderá trabalhar por até 8 anos como oficial da Marinha. O salário, nos primeiros meses, fica em torno de R$ 8.943,75. Depois de um ano, no entanto, é alcançado o posto de Primeiro-Tenente, e os rendimentos aumentam para R$ 10.524,60 (valor em 2019).

O que é preciso estudar para fazer o concurso da Marinha?

Obviamente, se você prestará um concurso para a área de informática, precisará estudar as questões referentes a essa área, conforme será mostrado no edital. Além disso, também é importante dedicar parte do tempo dos estudos para as disciplinas de Língua Portuguesa e de formação militar-naval, que também são cobradas na prova.

Agora que entendeu como são os concursos para informática existentes, você já está mais informado para seguir a carreira pública, caso seja esse o seu desejo.

Continue se informando sobre o assunto em nosso artigo que fala sobre a carreira dos oficiais temporários da Marinha do Brasil. Ele esclarece as principais dúvidas sobre esse excelente concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.