Um dos maiores problemas para os concurseiros — sejam eles iniciantes ou não —, é estudar por um longo período e não conseguir absorver todo o conteúdo. Essa situação ocorre por um motivo simples: não é o tempo de estudo que otimiza o seu aprendizado, mas a qualidade dos seus métodos de estudo.
Estudar, de fato, pode ser exaustivo e desgastante, especialmente quando não temos uma simpatia pelo assunto. É por isso mesmo que é muito importante seguir uma metodologia que nos ajude a fixar o conteúdo.
Um método de estudo é um conjunto de estratégias que organiza em etapas o ato de estudar. Os objetivos de um método de estudo, de modo geral, são otimizar o tempo do estudante e fazer com que ele retenha o máximo de conhecimento do que foi estudado.
Escolher seguir a metodologia X ou Y é algo muito particular. Vale a pena conhecer os principais métodos e aplicá-los na sua rotina. Dessa forma, é possível evitar erros na sua preparação para um concurso e focar naquilo que realmente te ajuda a reter conhecimento.
Conheça os principais métodos a seguir!
Flash cards
O método de flash cards, também conhecidos como cartões de memória, é bastante utilizados pelas crianças, mas também podem ser muito úteis para os adultos, pois se trata de uma legítima ferramenta de estudo.
Para tanto, basta criar cartões e escrever em sua parte dianteira um termo importante e, em seu verso, descrever a definição e os fatos importantes sobre o tema.
Assim, sempre que sair leve os seus cartões junto e os utilize em momentos que você não poderia parar para, de fato, estudar — como enquanto espera em um consultório médico, dentro do transporte público, entre outras situações.
Já existem vários aplicativos para celular onde é possível elaborar seus flashcards, com índices de acertos e organizaçao por disciplinas.
Esse método costuma ser muito eficaz para as pessoas que têm memória visual e é surpreendente o quanto é possível apreender em momentos que não seriam utilizados para o estudo!
Técnica pomodoro
A técnica pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo e consiste na combinação de trabalho e descanso: períodos de desgaste mental devem ser compensados com momentos de lazer.
Essa técnica é capaz de auxiliar nos estudos, pois é comprovado que o cérebro necessita de descanso para conseguir assimilar todo o conteúdo. Por isso, fazer pausas programadas é fundamental.
A técnica se baseia em revezar momentos de estudos de 25 minutos com períodos de descansos de 5 minutos, repetindo o processo sucessivamente. Após 4 pomodoros (ou seja, 2 horas de estudo), o estudante pode fazer uma pausa maior, de 30 minutos.
As pausas funcionam como uma gratificação pelo período prolongado de trabalho, aumentando a sua concentração e produtividade.
É válido ressaltar que as durações de 25 minutos de estudo, 5 minutos de descanso e 30 minutos de pausa total devem servir de base para quem está começando a usar a técnica. Ou seja, o concurseiro pode diminuir ou aumentar essas durações de acordo com a sua necessidade.
Mapas mentais
O escritor inglês Tony Buzan, na década de 1970, foi quem formalizou o mapa mental como um dos métodos de estudo. A técnica consiste em organizar os conteúdos que estão sendo estudados em diagramas que apresentam um tema central.
Dessa forma, o tema central deve ser relacionado com tópicos secundários por meio de setas, balões ou qualquer outro indicador. O tema central e cada tópico podem ser visualizados nas formas de desenhos, figuras, palavras-chave e breves descrições.
O interessante desse método é que os símbolos e as cores usadas servem de gatilho para ativar a memória. Quando o mapa mental é feito, ele deve permitir que todo o assunto possa ser visualizado de maneira objetiva e didática.
Trata-se de uma ótima ferramenta para incluir nas suas revisões, já que permite a ligação ágil entre os tópicos de um assunto.
Teste prático
Realizar testes práticos é um dos melhores métodos de estudo para fixar um assunto. Os testes se parecem com simulados e devem apresentar questões sobre as suas dúvidas pessoais a respeito de cada tema.
Para a técnica funcionar corretamente, o ideal é desenvolver blocos de questões sobre temas que deixaram dúvidas durante a leitura. Para responder cada pergunta, o estudante deve ir atrás de mais de uma fonte, até construir uma resposta plenamente satisfatória.
Esse método de estudo atua diretamente no aprendizado das áreas em que o estudante apresenta mais dificuldade. Quem deseja aplicar esse método na preparação para concursos pode ir atrás de provas anteriores e resolver questões que envolvem as dúvidas.
Prática distribuída
Como o próprio nome sugere, a técnica da prática distribuída tem o objetivo de distribuir o ato de estudar determinado assunto ao longo dos dias e semanas, e não concentrar tudo em um único momento. Dessa maneira, esse método permite que o estudante não acumule conteúdo e retenha o máximo de conhecimento.
O período ideal de distribuição das sessões de estudo deve ser de 10% a 20% do tempo que o conteúdo precisa ser lembrado. Para se lembrar de determinado tema por 5 anos, por exemplo, é necessário espaçar o estudo do conteúdo a cada seis meses.
É possível aplicar a prática distribuída para dividir os estudos em diversos períodos, ao longo de meses e semanas, com a montagem de ciclos semanais.
A técnica também pode ser aplicada para estudar os assuntos ao longo de um dia. Nesse caso, é necessário estabelecer metas a curto prazo e montar uma programação com as disciplinas que devem ser estudadas.
O número de conteúdos normalmente cobrado em concursos exige que o candidato se organize com antecedência. A ideia é conseguir dá uma ordem ao estudo dos assuntos e saber o momento ideal de fazer as revisões de cada assunto e a revisão geral. Por isso, a prática distribuída é uma das estratégias mais importantes para os concurseiros.
Como vimos, existem diversos métodos de estudo capazes melhorar a sua preparação para concursos. Lembre-se de que você pode aplicar mais de um método na sua rotina. Teste os métodos que lhe parecerem mais apropriados e reúna aqueles que mais ajudaram a reter conhecimento. É assim que você terá um ciclo de estudos personalizado rumo à aprovação.
Se você gostou das dicas deste artigo, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook— para receber a atualização de todos os novos conteúdos e garantir a sua aprovação.