Reprovou no concurso? Veja 5 dicas para ter resiliência nos estudos e alcançar a aprovação

Para quem está buscando o sonho de uma carreira pública, alguns obstáculos podem acabar surgindo no caminho. A reprovação em provas, por exemplo, costuma deixar uma sensação negativa e desanimar os estudantes.

No entanto, mesmo passando por algo assim, é fundamental ter resiliência nos estudos.

Você conhece esse termo?

Ele se refere a uma qualidade de se manter firme mesmo após grandes desafios enfrentados em um percurso. Em sua trajetória, a resiliência é uma competência que você precisa buscar e exercitar para superar problemas e continuar em busca do seu objetivo.

Neste artigo, queremos compartilhar com você 5 dicas para alcançar a resiliência nos estudos mesmo depois de uma reprovação.

1. Converse com quem reprovou e passou

Você sabia que muitos casos de sucesso dos concursos da Marinha chegaram a reprovar antes de conseguir a tão sonhada aprovação?

Essas pessoas tiveram resiliência nos estudos mesmo depois de um obstáculo e conseguiram dar a volta por cima.

Por isso, uma dica que podemos dar é conversar com essas pessoas e escutar as histórias de quem já esteve no mesmo lugar que você. Assim, você vai conseguir renovar a sua motivação e tomar fôlego para mais um período de estudos.

2. Mantenha seu ritmo de estudos

Mais um passo importante para obter aprovação no concurso mesmo depois de uma reprovação é não perder o ritmo de estudos.

Muitas pessoas acabam ficando frustradas e deixando a rotina de aprendizado de lado por semanas e meses.

Esse problema é grave, já que o conhecimento dos conteúdos acaba saindo da mente, fazendo com que você tenha que se esforçar muito mais para voltar ao seu foco inicial.

3. Foque as áreas de maior dificuldade

Com base na prova que você fez, identifique as áreas de maior carência de entendimento. Tente encontrar as lacunas de aprendizado que você precisa preencher e passe a focar essas matérias em sua nova rotina de estudos.

O ideal é dar atenção especial às áreas de maior dificuldade, ao mesmo tempo em que reforça os conhecimentos que você já tem solidificados. Desse jeito, você vai estar com uma preparação muito melhor para a próxima tentativa.

4. Reveja seu método

Será que seu método de estudos foi realmente efetivo ou foi responsável pelo seu baixo desempenho? Depois da reprovação, é hora de rever suas práticas e buscar otimizar todo o seu cronograma, o conteúdo estudado e a rotina dedicada a isso.

Se você gastou muito tempo criando seu próprio material de estudos, talvez seja a hora de buscar um curso online que ofereça todo o suporte necessário. Assim, você consegue ter mais tranquilidade e segurança nos estudos.

5. Conserve um mindset positivo

Para alcançar a resiliência nos estudos, você deve conservar um mindset positivo, lembrando-se sempre de seus objetivos e de suas conquistas. Em vez de se lamentar sobre a reprovação, que tal comemorar o tanto de conhecimento que você adquiriu e lembrar que suas chances de uma aprovação na próxima prova são muito maiores?

Mesmo que resultados negativos sejam uma realidade possível no universo dos concurseiros, ter resiliência nos estudos é o que vai levar você mais longe e aumentar suas chances de aprovação.

Esperamos que este texto motive você a seguir firme em suas metas de carreira!

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — InstagramYouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *