A revisão de véspera é uma etapa da preparação em que os candidatos geralmente estão mais apreensivos para o dia da prova. No entanto, embora a ansiedade seja bastante comum, ela não pode fazer com que o seu foco fique de lado. Por esse motivo, é muito importante começar a colocar em prática novas estratégias de estudo.
A revisão de véspera acontece nas últimas semanas antes do dia da prova (geralmente, duas ou três semanas), e é um período crucial por diversos motivos. Ao aprender novas fórmulas e conceitos o nervosismo do candidato pode aumentar, além disso, dedicar muitas horas para os estudos nesse momento contribui para o desgaste mental. Sendo assim, a revisão depende do planejamento de estudos ao longo da preparação.
Quer saber como passar por essa fase com tranquilidade? Reunimos nos próximos tópicos o que você precisa saber para montar o seu plano de ação na revisão de véspera. Acompanhe as nossas dicas!
Resumos e mapas mentais
A última fase da sua jornada de estudos deve ser preenchida com resumos, mapas mentais, fichamentos e outros tipos de materiais de revisão. Os livros e materiais brutos de teoria devem ser consultados apenas em último caso — quando for necessário, por exemplo, revisar normas de legislação.
Os materiais de revisão devem ser elaborados na medida em que os assuntos são estudados. É por isso que essa fase depende da organização do candidato ao longo da preparação para a prova. Na revisão de véspera, os resumos e mapas mentais servem de gatilhos mentais para o seu cérebro reconhecer os conteúdos com mais rapidez.
Esses materiais devem ser construídos com o máximo de concisão, utilizando palavras-chave e conceitos estratégicos para otimizar a memorização.
Resolução de questões
Resolver questões similares ao estilo da prova e questões de provas anteriores gera ótimos resultados. É uma excelente maneira de:
- relembrar os assuntos mais abordados;
- fixar normas, conceitos e fórmulas;
- familiarizar-se com a estrutura da prova;
Uma dica muito importante para a revisão de véspera é treinar a resolução de questões com o tempo de prova. Em outras palavras, procure resolver o máximo de questões dentro do tempo que será estipulado no dia da avaliação.
Revisão com professores
Contar com a ajuda de especialistas nas últimas semanas de estudo será o impulso que faltava para chegar confiante no dia da prova. Essa também é uma maneira de perceber que você não está sozinho: existem outros candidatos com os mesmos desafios e profissionais ao seu redor para ajudar com as últimas dúvidas.
Se você estiver em um bom curso preparatório, poderá ter acesso a dicas específicas para os concursos, estratégias para resolver a prova e assuntos que eventualmente passariam despercebidos.
Organização dos horários
A intensidade durante a revisão de véspera não é a mesma adotada ao longo da jornada de estudos. Isso significa que será importante reorganizar os seus horários. Agora, boa parte do tempo deve ser dedicada para a resolução de questões.
Como as revisões são mais breves que os estudos da teoria, será possível ver mais assuntos em um só dia. Isso pode ser perigoso, já que tendemos a preencher as horas com mais assuntos e, dessa forma, deixar a mente cansada. O segredo, então, é prezar pelos períodos de descanso e lazer.
Períodos de descanso e lazer
Nas últimas semanas de estudo para concursos, não é recomendado estudar bastante à noite, além de evitar sacrificar as madrugadas. Manter o corpo relaxado e aproveitar as noites de sono fará toda a diferença no seu estado de saúde e ânimo no dia da prova.
O estresse e a ansiedade são os principais obstáculos para os candidatos, e que precisam ser minimizados por quem quer ser aprovado. Por isso, concilie a vida social com os estudos e preencha os tempos vazios com atividades divertidas.
A revisão de véspera é o momento crucial de acertar os pontos para chegar confiante no dia da prova. Como vimos, as estratégias para as últimas semanas de estudo são simples e extremamente importantes para garantir um bom resultado.
Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!