Saiba o que cai em concurso público e como se preparar para a prova

Diante de um mercado tão instável e o Brasil enfrentando esta crise, muitas pessoas têm visto no setor público a saída para um emprego com estabilidade. Mas, na hora de estudar, vem a dúvida: o que cai em concurso público?

Para não ser pego de surpresa, entre outras coisas, leia o edital com atenção, para que nenhum detalhe importante passe despercebido. Afinal, lá você encontrará todas as matérias que deverá estudar.

Geralmente, é solicitado nos concursos português, redação, matemática, informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Esses são itens que todo concurseiro deve estudar para estar preparado para as provas.

Não entre em pânico, vamos mostrar neste post como descobrir os conteúdos que mais aparecem nas avaliações. Continue a leitura e confira a seguir!

Aprenda com provas antigas e questões passadas

Para traçar um perfil geral da prova e prever o que cairá no certame, procure provas anteriores, tanto as antigas quanto as recentes.

Você pode encontrar diversas provas, por exemplo, do Corpo de Engenheiros da Marinha, o que certamente será de ajuda para se preparar para o próximo concurso. Separe as avaliações por disciplina e assuntos para ter mais clareza de como são cobrados cada um deles.

Esteja atento ao que acontece no Brasil e no mundo

Leia, por exemplo, jornais, revistas e blogs, para ficar bem informado em relação às atualidades. Dê atenção especial aos temas que ganham maior destaque na mídia, já que eles podem ser incluídos nas provas.

No caso dos concursos passados, analise como o examinador encaixou tais temas no processo. Estude todo o conteúdo e tente identificar assuntos que possam entrar na próxima avaliação.

Descubra o que cai em concurso público da Marinha

Visto que as bancas examinadoras apresentam suas particularidades, é muito importante conhecer bem qual será a responsável pelo concurso para direcionar melhor os estudos. Os concursos da Marinha são realizados pela Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM).

Assim, observe o padrão das provas, analise os temas que são repetidos ao longo dos anos e conheça o estilo das perguntas. Exemplificando, nos últimos anos, a DEnsM trouxe o seguinte como temas de redação para o Concursos para o Corpo de Engenheiros da Marinha:

  • 2013 — a construção naval;
  • 2014 — a importância do desenvolvimento da tecnologia;
  • 2015 — a indústria naval e o país;
  • 2016 — Hidrovias, ferrovias ou rodovias: há dilema?
  • 2017 — A engenharia e a Marinha do século XXI.
  • 2018 — A influência da tecnologia na transformação da sociedade
  • 2019 — A engenharia na era do conhecimento

O que você precisa fazer é baixar as provas anteriores e resolva as questões por disciplinas. Treine bastante para se adaptar à banca e automatizar o cérebro. Logo, sua mente entenderá como funciona a organizadora das avaliações.

Você terá que dispor de tempo para estudar muito as matérias solicitadas no edital, além de treinar nas provas dos concursos anteriores e, ainda, realizar simulados. O esforço é grande, mas, entendendo como funciona a banca da Marinha, o processo ficará mais claro para você saber o que cai em concurso público dessa natureza.

Se você gostou das dicas deste artigo, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook— para receber a atualização de todos os novos conteúdos e garantir a sua aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *