Você tem dificuldade de se concentrar e focar os estudos durante longos períodos? Acaba procrastinando muito e sente que não vai dar conta do conteúdo? Então, está na hora de conhecer a técnica de pomodoro!
Esse é um método de produtividade que pode ser ideal para a rotina de quem estuda para concursos. Neste artigo, vamos explicar como ele surgiu e como você pode aplicá-lo na prática no seu dia a dia. Continue a leitura e confira nossas dicas!
O que é a técnica de pomodoro?
A técnica de pomodoro é uma ferramenta de gestão do tempo e aumento da produtividade. Ela foi inventada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80. Na época, ele precisava se concentrar em seus estudos e usou um timer de cozinha em forma de tomate (pomodoro) para cronometrar períodos de foco total em sua atividade.
Cirillo descobriu que dividir seu estudo em blocos de 25 minutos, alternando com pequenos momentos de descanso (5 minutos), aumentava seu rendimento. Por meio da técnica, ele ainda conseguia descobrir quantos blocos de tempo cada tarefa ocupava em sua rotina.
O método ainda permite que, a cada quatro blocos de 25 minutos, um descanso maior aconteça, de 15 minutos. Com isso, você terá diversas recompensas ao longo dos períodos de imersão nas atividades.
Por que ela pode ser útil para estudar?
A técnica de pomodoro pode ser usada para diversas tarefas do dia a dia, mas é especialmente favorável para quem está trabalhando ou estudando. Para os concurseiros, ela é ideal, já que a maioria das pessoas estuda de forma independente e tem dificuldades em administrar o tempo e eliminar as distrações.
Usando o método criado por Cirillo, você vai se comprometer a focar 100% no conteúdo a ser apreendido. Você vai notar que a absorção da matéria vai aumentar e seu aprendizado vai ser de maior qualidade. Além disso, essa é uma excelente forma de seguir seu cronograma à risca e mensurar seu progresso.
Como aplicá-la na prática?
Aplicar a técnica de pomodoro na prática é bem simples. É preciso que você tenha uma ferramenta de controle de tempo, que pode ser um cronometro manual, um timer de cozinha ou mesmo um aplicativo de celular.
Junto a isso, você precisa ter uma lista de tarefas ou um cronograma claro de estudos. Prepare seu ambiente de estudos para eliminar distrações. Peça silêncio a quem mora com você, se desconecte de redes sociais e deixe seu celular no silencioso.
Inicie a contagem dos 25 minutos e mantenha seu foco total no conteúdo a ser estudado. Quando o cronômetro despertar, tire um pequeno descanso de 3 a 5 minutos para esticar as pernas, beber água e descansar a mente. Logo em seguida, é só retornar ao ciclo.
Gostou de conhecer a técnica de pomodoro para melhorar sua produtividade nos estudos para concursos? É claro que você ainda pode moldar o tempo a seu gosto, criando períodos de estudo um pouco maiores, por exemplo. Faça testes e encontre sua forma de alcançar um melhor rendimento. Depois, é só se dedicar!
Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!