Tire 3 dúvidas sobre os Oficiais Temporários da Marinha!

Estamos sempre em busca de estabilidade profissional, independentemente do tipo de trabalho que exercemos.Ninguém gosta de se sentir inseguro, ganhando pouco, e não ser reconhecido. É por isso que cada vez mais as pessoas estão indo atrás dos concursos públicos, principalmente nas áreas militares.

E dentre várias opções existe a de Oficiais Temporários da Marinha. Já ouviu falar? Apesar de não ser uma vaga permanente dentro da instituição, é uma ótima escolha para quem está querendo se firmar na profissão e desenvolver uma experiência profissional.

Quer saber mais sobre o concurso? Então você está no artigo certo. Vamos tirar as três principais dúvidas sobre o assunto e mostrar como essa é uma excelente opção profissional. Acompanhe a leitura e descubra mais!

1. O que são Oficiais Temporários da Marinha?

Quando falamos em serviço Militar, logo pensamos naquela questão de carreira, né? Pois saiba que existem outras formas de ingressar nessa instituição. O processo seletivo de Oficiais Temporários (SMV) é aberto para homens e mulheres que tenham mais de 18 e menos de 45 anos e que sejam graduados no nível superior de ensino.

Eles recebem o nome de temporário visto que o vínculo com a instituição naval pode ser renovado anualmente, com um prazo limite de 8 anos. A sigla usada para representar os profissionais é a RM2. Geralmente, o edital para esse tipo de ingresso na Marinha é liberado no mês de outubro.

2. O que eles fazem?

O Oficial Temporário da Marinha pode atuar nas mais diversas áreaslá dentro e tudo vai depender do seu tipo de formação.

Eles recebem a mesma remuneração que o militar decarreira, o que significa algo em torno de R$ 11 mil. Além disso, existem diversos benefícios, como vale-alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica, religiosa e social. E tudo isso é estendido também aos dependentes de quem passar.

Um outro benefício que o militar temporário recebe é uma ajuda de custo para a aquisição dos uniformes, os quais ele é obrigado a usar durante o trabalho. As vagas são para todo o país e são aceitas mais de 40 especialidades, entre elas estão:

        administração;

        arquivologia;

        biblioteconomia;

        biologia Marinha;

        ciências contábeis;

        comunicação social;

        desenho Industrial;

        direito;

        educação física;

        enfermagem;

        engenharia civil

        engenharia mecânica;

        engenharia elétrica;

        engenheira de produção;

        engenharia quiímica;

        engenharia eletrônica;

        farmácia;

        física;

        informática;

        matemática;

        medicina;

        odontologia;

        português;

        psicologia;

        oceanografia;

        odontologia;

        serviço Social;

        veterinária.

Vale ressaltar que a disponibilidade de vagas ou a abertura das mesmas vai variar de acordo com cada distrito naval. Então é importante sempre estar atento ao edital para saber se a sua área de atuação está disponível no seu estado.

3. Como saber se tenho os requisitos?

Todo ano, geralmente no mês de outubro, como já citamos aqui, a Marinha do Brasil libera o edital para a prova. Lá os interessados podem encontrar os requisitos para participar desse concurso. Além da questão da idade e de ter um curso superior, ainda existem algumas questões que ajudam na colocação do candidato.

A prova é composta por 50 questões, sendo que metade delas são de língua portuguesa e o restante de Formação Militar Naval. Após conseguir se classificar, o voluntário vai ter que passar por outras etapas, como a prova de títulos.

O que isso significa? Que, quanto mais cursos, experiências e especializações o candidato tiver, melhor para ele. Com essa titulação ele consegue se destacar e ficar mais bem colocado. E ainda existem outras fases, como:

        verificação de dados biográficos;

        verificação documental;

        teste de aptidão física.

Como destacamos, mesmo que o processo seletivo para Oficiais Temporários da Marinha não ofereça vagas permanentes dentro da instituição, é uma excelente oportunidade de ganhar melhor e ainda de se desenvolver profissionalmente. Então não perca tempo e comece já a pesquisar datas e provas antigas para estudar. É uma oportunidade única!

Para saber mais detalhes sobre a carreira, leia nosso artigo que apresenta mais detalhes da carreira dos oficiais temporários da Marinha do Brasil!

E para ajudar você a conquistar sua vaga, nós, do Engemarinha, publicamos frequentemente conteúdos gratuitos em nossas redes sociais (Instagram, YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook).

Nos acompanhe nelas para não perder nenhuma data e iniciar hoje a sua tão sonhada aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.