Tire todas as suas dúvidas sobre a carreira militar!

Escutamos sobre a carreira militar desde cedo (especialmente em razão do alistamento obrigatório imposto aos homens quando completam 18 anos) e, por isso, ela se torna o desejo de muitas pessoas.

No entanto, a verdade é que poucos sabem, de fato, do que se trata a carreira militar, os seus benefícios, como ingressar no ramo, entre muitas outras dúvidas que surgem quando pensamos no assunto.

Assim, para ajudá-lo, preparamos este artigo com o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas sobre a carreira militar. Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é a carreira militar?

Os militares são fundamentais em todos os países (não apenas no Brasil), especialmente por serem os responsáveis pela segurança do Estado.

No Brasil, os militares fazem parte das Forças Armadas, que é dividida em três vertentes: Exército, Marinha e Aeronáutica— sendo que todas elas respondem ao Presidente da República.

As Forças Armadas são responsáveis por cuidar das fronteiras, ajudar na segurança pública em situações extremas (como nas ocupações nas favelas do Rio de Janeiro), defender o país em conflitos armados contra grupos radicais ou demais países e, ainda, auxiliar em missões de ajuda humanitária em outras nações.

O Exército, por exemplo, atua na manutenção da unidade e da integridade nacional, na prevenção e repressão contra delitos transfronteiriços e ambientais, no apoio permanente à política externa nacional e na participação em ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais.

Já a Marinha, a força mais antiga que atua no Brasil, age na defesa das águas marítimas e fluviais nacionais desde o período colonial (século XVIII), além de desenvolver uma ampla estratégia de monitoramento e controle para a proteção do litoral do país e, ainda, lidar com eventuais crises ou emergências no mar territorial brasileiro.

Por fim, a Força Aérea Brasileira (Aeronáutica) tem a missão de impedir a prática de atos hostis ou contrários aos interesses do país e realizar a vigilância, o controle e a defesa do espaço aéreo nacional.

Assim, quem optar por seguir a carreira militar pode atuar em qualquer uma das três vertentes das Forças Armadas brasileiras realizando as funções típicas de cada uma delas.

Além disso, seguir a carreira militar apresenta diversas vantagens interessantes, como aposentadoria integral, boa remuneração, possibilidade de ascensão profissional, seguro de saúde e reajustes salariais de acordo com o tempo de serviço.

Como a carreira militar pode ser construída?

Como vimos, existem diversas vantagens em ingressar na carreira militar, como estabilidade, bons salários, entre outros benefícios. No entanto, como funciona a carreira militar? Como construir uma carreira na área? Confira!

Militar temporário

O serviço militar temporário, como o próprio nome já sugere, oferece uma carreira militar por tempo determinado — o limite de permanência é de até 8 anos. Após isso, o militar temporário deve obrigatoriamente encerrar a sua colaboração e, a partir de então, ele não receberá mais nenhuma remuneração das Forças Armadas.

O ingresso ocorre por meio de processo seletivo e, geralmente, são oferecidas vagas tanto para o ensino médio quanto para o ensino superior.

Na Marinha há o Processo Seletivo para Oficiais Temporários da Marinha do Brasil e as inscrições para ele sempre ocorrem entre os meses de setembro e novembro.

O processo seletivo da Marinha conta com prova escrita objetiva, prova de títulos, exames médicos e teste de aptidão física (TAF). Os Oficiais Temporários que são aprovados, conhecidos como RM2, ingressam no cargo no posto de Guardas-Marinha, após a realização do curso de Formação Militar pelo período de 90 dias.

Após 6 meses no posto de Guardas-Marinha, os militares são nomeados Segundos-Tenentes e com mais 6 meses de trabalho são promovidos a Primeiros-Tenentes — posto que é ocupado até o início do oitavo ano, quando é promovido a Capitão-

Tenente e assim permanece até o final desse período.

Outra forma de ingresso na carreira militar temporária é por meio do alistamento obrigatório, de modo que todos os jovens do sexo masculino que estão prestes a completar 18 anos devem se apresentar às Forças Armadas e podem ou não ser escolhidos para servir por um período de, em média, 12 meses.

Militar de carreira

Para tornar-se, de fato, um militar de carreira, é preciso ingressar no cargo por meio das escolas preparatórias ligadas às forças armadas via concurso público, sendo as principais delas o Colégio Naval, da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que é do Exército, e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica. Todas costumam abrir seleção para novos alunos todos os anos.

Assim, se aprovado no concurso público, o aluno entra na escola preparatória, local em que ele também deve apresentar um bom rendimento para, enfim, ingressar, de fato, na carreira militar.

Como funcionam os concursos para as carreiras militares?

A seleção para os cargos militares de carreira ocorre por meio de concursos públicos de âmbito nacional — como o CP-CEM que seleciona engenheiros para a Marinha —, assim, o candidato deve ser aprovado em todas as fases para o ingresso no cargo.

Para poder participar dos certames, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado e, em geral, a instrução militar básica que as mulheres recebem é a mesma dos homens.

O CP-CEM, por exemplo, é um certame que conta com 2 fases com provas escritas (uma prova objetiva de conhecimentos profissionais e redação e outra prova discursiva de conhecimentos profissionais e tradução de texto) e 6 eventos complementares (inspeção de saúde; avaliação psicológica; verificação de dados biográficos; verificação de documentos; teste de aptidão física e prova de títulos).

A prova prática do concurso, que é o exame de aptidão física (TAF), exige que os candidatos realizem uma corrida de 2.400 metros, em que os homens devem fazer o percurso em até 16 minutos e as mulheres em até 17 minutos.

Além disso, é preciso nadar por um percurso de 25 metros, sendo que os candidatos do sexo masculino devem realizar o feito em até 50 segundos e as do sexo feminino em no máximo 1 minuto.

Por fim, em geral, também há exigências com relação à idade do candidato para cada um dos postos e das graduações. Para o posto de engenheiro da Marinha, por exemplo, é preciso ter menos de 36 anos.

Como vimos, a carreira militar é promissora e oferece diversos benefícios (como boa remuneração e estabilidade). No entanto, para tornar-se um militar de carreira, é preciso obter aprovação em concurso público, o que reque dedicação e estudo por parte do candidato.

E aí, o que achou da carreira militar? Se você quer saber mais informações sobre a carreira e sobre os concursos da Marinha do Brasil, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook— e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *