Conciliar trabalho, estudo e lazer é possível? Veja como!

Quer se preparar para um concurso público sem abrir mão do emprego? Se você está com isso em mente, deve estar se perguntando se é viável conciliar trabalho, estudo e lazer. Neste artigo, queremos mostrar a você que não apenas é possível como também é necessário equilibrar esses aspectos da vida.

Conseguir alcançar uma harmonia entre responsabilidades profissionais, momentos de estudo e pausas para relaxar e se divertir é fundamental para manter uma boa saúde física e mental.

O que a rotina vai exigir de você vai ser muito planejamento e foco nos seus objetivos principais. Veja a seguir as dicas que separamos para que seu dia a dia seja equilibrado e produtivo.

Planeje bem seus dias da semana

Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre a importância do planejamento para quem é concurseiro. A organização vai ser a base para dar conta dos conteúdos a serem estudados, assim como para manter uma boa performance no seu trabalho.

Uma ótima ideia é ter um calendário ou agenda em que você possa anotar compromissos semanais, separar os horários de cada atividade e até mesmo listar problemas a serem resolvidos. Esse pode ser seu guia para equilibrar as horas de estudo e até mesmo definir momentos de descanso e lazer que sejam adequados.

Otimize seu tempo reajustando hábitos

Quem quer conciliar trabalho, estudo e lazer não pode perder tempo com coisas que não são realmente importantes na rotina. E a verdade é que atualmente é muito fácil se distrair com assuntos ou práticas que não são relevantes.

Nas redes sociais, por exemplo, você pode perder horas preciosas do seu dia. Além disso, navegar nessas plataformas acaba fazendo você consumir muita informação e ocupar espaço do seu cérebro que deveria estar livre para temas relacionados a estudos e trabalho. Que tal otimizar seu tempo usando seu deslocamento para o trabalho para ler ou ouvir algum conteúdo de concurso, por exemplo?

Estabeleça suas prioridades

Por vezes, alguma coisa pode acabar precisando ficar de fora da sua agenda, afinal, você está em um momento complexo de trabalho e estudos para concurso. Não é necessário abrir mão de momentos divertidos e de descanso. No entanto, é fundamental estabelecer suas prioridades na rotina.

Nem sempre vai ser possível sair com colegas da empresa para um happy hour ou participar de uma viagem de fim de semana. Ter em mente seu objetivo claro de uma aprovação em concurso vai ajudar a manter o foco e entender que esse é apenas um período desafiador que em breve será recompensado.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada de quem quer otimizar a rotina e conciliar trabalho, estudo e lazer. Se antes, para estudar para um concurso, você precisaria levar apostilas impressas de um lado para o outro, hoje é possível acessar todo o conteúdo de um celular ou notebook, facilitando seu aprendizado.

Com ferramentas tecnológicas, você também pode criar um plano de estudos e marcar as matérias que já estudou, além de programar alertas que lembrem de compromissos ou da hora de se dedicar ao aprendizado.

Esperamos que você esteja terminando este texto com mais confiança para encarar o desafio de combinar trabalho, estudo e lazer no seu dia a dia. A maior parte dos alunos do Engemarinha fez isso e conseguiu a aprovação; por isso, tenha certeza que é possível!

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.