Falta de atenção, sono e dificuldade para raciocinar são problemas comuns que quem estuda para concursos precisa enfrentar. Mas esses sinais, diferentemente do que parece, não estão necessariamente ligados ao cansaço físico, proveniente de um esforço repetitivo ou prolongado, pois muitas vezes ele pode ser mental. Então, como vencer o cansaço?
Quem sente na pele esse “cansaço crônico”, que não cessa de jeito nenhum, sabe bem das consequências na rotina de estudos: começar a estudar e logo sentir vontade de deitar na mesa, estudar com sonolência e bocejar frequentemente. O “segredo” para mudar isso é cultivar hábitos que estimulem o corpo a ter mais energia e reduzir a preguiça.
A seguir, separamos algumas dicas para combater e se prevenir do cansaço mental. Confira!
Pratique algum exercício físico
A prática de exercício físico melhora a circulação do sangue e estimula a produção de neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela troca de informações entre as células do corpo. Alguns dos resultados de uma rotina com alguma atividade física são ganhos na capacidade de raciocínio, memória e concentração.
Exercícios aeróbicos, como caminhada, ciclismo e natação, são ótimas opções para quem não quer se matricular em uma academia. Seja qual for a sua escolha, o importante é tornar o exercício físico um hábito, ou seja, incluí-lo entre as suas tarefas diárias ou semanais.
Reduza o carboidrato da sua dieta
Boa parte da energia de uma dieta vem dos carboidratos. A importância desse componente alimentar para a manutenção de uma boa saúde é indiscutível. No entanto, o excesso de carboidrato na alimentação, principalmente nas primeiras horas do dia, contribui para a sensação de preguiça e cansaço mental.
Reduzir o carboidrato não significa abraçar uma dieta low carb. Trata-se de cortar ou reduzir o consumo de pães, massas, lanches e bebidas açucaradas. Esse cuidado adapta o seu corpo a novos hábitos alimentares, melhorando o funcionamento do metabolismo e eliminando a sensação de “peso”. Lembre-se também de que qualquer mudança brusca na dieta deve vir acompanhada de uma consulta ao nutricionista.
Aproveite o período de sono
Manter boas noites de sono é um dos hábitos mais satisfatórios para vencer o cansaço. É a melhor maneira de evitar o estado de sonolência permanente ao longo do dia. Entretanto, para conseguir dormir bem, muitas pessoas precisam enfrentar grandes desafios, às vezes de diferentes naturezas, como a ansiedade e a dificuldade para conciliar trabalho e estudo.
Procure criar um ritual antes de dormir, como o simples passo a passo de escovar os dentes, vestir o pijama e apagar a luz. Além disso, não mexa no celular enquanto está na cama e evite televisão ou computador, pois a luz emitida por esses aparelhos impede que você pegue no sono.
Programe pausas na rotina de estudos
Além de dedicar um dia na sua semana para ficar longe dos livros e espairecer a mente, é importante programar pequenas pausas entre cada matéria durante os estudos. Esses intervalos oxigenam a mente e permitem que você estude mais horas por dia sem o cansaço mental. Reserve as pausas para responder mensagens, fazer um lanche breve e qualquer outra atividade rápida que não comprometa o seu tempo.
Vencer o cansaço significa diminuir a chance de passar por estados de saúde crônicos que afetem o seu organismo a longo prazo, como a falta de atenção, mau humor e dificuldade para raciocinar. Ao colocar as dicas deste artigo em prática, seu condicionamento físico passará a ser a base de um rendimento satisfatório, principalmente nos estudos.
Esquecemos alguma coisa? O que você faz para que o cansaço não atrapalhe a sua preparação? Deixe um comentário compartilhando a sua experiência conosco!