Viagens para fazer provas de concurso: saiba como se planejar!

Se você está entrando no universo dos concurseiros, precisa saber que sua rotina não vai ser feita só de estudos. O planejamento de viagens para fazer provas de concurso também precisa estar na sua lista de prioridades, já que tem uma relação direta com seu desempenho nas avaliações.

É comum que as provas aconteçam em outros lugares que não são sua cidade de origem. Muitas pessoas, inclusive, se deslocam de um estado para outro para prestar um concurso e tentar uma oportunidade diferenciada.

Neste texto, você vai entender a necessidade de fazer um planejamento sólido para esse tipo de viagem. Continue a leitura e confira as dicas que temos para você!

Por que o planejamento de viagens para provas é importante?

Você provavelmente já tem costume de fazer viagens com a família e amigos a passeio. Nesses casos, é comum criar um roteiro, planejar afazeres e garantir reservas em hotéis, não é mesmo?

No entanto, as viagens para fazer provas de concurso acabam tendo um peso ainda maior do que as de lazer. Afinal, você precisa se assegurar de estar nos dias, horários e locais corretos para a avaliação.

Para evitar imprevistos, garantir uma boa hospedagem e até mesmo articular folgas no seu trabalho, o melhor é começar a pensar na viagem com antecedência, iniciando seu planejamento assim que a participação no concurso estiver confirmada. Assim, você pode dar seguimento aos seus estudos sem essa preocupação.

Como planejar viagens para fazer provas de concurso?

Existem vários pontos importantes que merecem sua atenção na hora de planejar viagens para fazer provas de concurso. Separamos os principais, com dicas que vão ajudar você nesse processo e facilitar sua organização. Veja a seguir.

Confira todas as informações do edital

Uma ótima ideia é começar seu planejamento relendo o edital do concurso, observando com atenção todas as informações que podem afetar a sua ida à cidade onde a prova vai ser realizada.

Deixe anotado pontos como local de realização da prova, horário de início e fim e horário de abertura dos portões. Também é interessante descobrir se você vai poder entrar com snacks na sala de prova, e se são permitidas malas ou mochilas, por exemplo. Todos esses fatores vão influenciar sua estadia e suas ações no dia da prova.

Reserve hospedagem com antecedência

A reserva do hotel é praticamente indispensável nas viagens para fazer provas de concurso. A não ser que você more em uma cidade muito próxima, reservar uma hospedagem é a melhor atitude para garantir que vai chegar no horário correto.

Outro fator que você deve considerar é que uma boa noite de sono antes da prova é fundamental para o seu desempenho. Por isso, não é uma boa ideia enfrentar um longo percurso logo antes da sua avaliação.

A melhor dica que podemos dar sobre isso é que você não deixe para reservar uma hospedagem em cima da hora. Dependendo da estrutura hoteleira da cidade, pode acontecer uma verdadeira superlotação apenas por conta do concurso ou de outros eventos que estão acontecendo na mesma época.

Garantindo um quarto com antecedência, você pode conseguir melhores preços e ainda escolher um hotel que seja mais próximo do local de prova. Tente reservar a entrada para o dia anterior, assim você tem tempo suficiente para se acomodar, conhecer a cidade e descansar.

Garanta suas passagens

Seja viajando de ônibus ou de avião, garantir suas passagens com antecedência é indispensável para sua tranquilidade em relação ao concurso. Sabemos que pouco adianta reservar um hotel na cidade da prova e descobrir depois que as passagens para o destino estão esgotadas. Novamente, ao resolver esse item o quanto antes, você vai ter maiores chances de economizar e escolher opções mais confortáveis para o seu deslocamento.

Verifique todas as rotas possíveis entre a sua cidade e a do concurso. Confira o preço e tempo de viagem de cada opção. Evite ao máximo horários apertados de chegada ao local, pois assim você diminui as chances de se estressar e até de perder o horário de entrada.

Saiba quais serão os custos

Qualquer viagem tem seus custos e, para que eles não fujam do seu orçamento, o planejamento é o seu grande aliado. Faça uma lista com os prováveis gastos que você vai ter e certifique-se de deixar um valor separado para imprevistos.

Os principais custos são referentes à hospedagem e ao deslocamento principal. Contudo, não esqueça de incluir também gastos com deslocamentos dentro da cidade e alimentação.

Ao fazer esse planejamento financeiro com antecedência, você vai conseguir se programar para juntar o valor necessário, evitando dívidas posteriores ou mesmo o cancelamento da viagem por falta de recursos.

Mantenha o foco no objetivo

Em viagens para fazer provas de concurso, é comum que você conheça outras pessoas e acabe fazendo amizades. Além disso, alguns destinos têm atrações que parecem ser imperdíveis.

Mesmo que seja absolutamente normal querer aproveitar sua estadia, não deixe que essas coisas tirem o foco do seu objetivo principal, que é conseguir um bom resultado no concurso público. Use os dias anteriores à prova para descansar o corpo e a mente, e revisar os conteúdos.

No entanto, nada impede que você curta a cidade depois da realização do concurso. Inclusive, essa é uma ótima forma de relaxar e aproveitar o investimento para conhecer um novo destino.

Faça pesquisas sobre a cidade

Fazer pesquisas prévias sobre a cidade pode evitar muitos problemas em viagens para fazer provas de concurso. Imagine chegar a um local desconhecido sem saber nada sobre as distâncias entre os bairros, a segurança e o clima, por exemplo?

Felizmente, quem é concurseiro pode contar com a internet para ter muitas informações importantes nesse momento. As pesquisas vão ajudar você a escolher uma hospedagem de fácil acesso ao local de avaliação, entender o funcionamento do transporte coletivo e até mesmo descobrir bons restaurantes para comer antes da prova.

Quando falamos de viagens para fazer provas de concurso, o planejamento não pode ficar de fora. Esse é um momento importante da sua carreira, e organizar a viagem com eficiência pode ser fundamental para o desempenho que você vai ter na avaliação.

Se esse post foi útil e você quer mais dicas de preparação para concursos públicos, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros e YouTube para outras áreas — e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha suas informações de contato e redirecionaremos você para o nosso melhor atendimento.